carreira acadêmica

Carreira acadêmica: o que é necessário para seguir?

Você tem aptidão para os estudos e gosto pelo conhecimento? Pois entender como seguir carreira acadêmica pode ser uma excelente opção para o seu futuro profissional! Quem se dedica a essa trajetória conta com condições de trabalho valorizadas e bem-remuneradas no mercado. 

Para ingressar nessa promissora área, é fundamental que você comece a se empenhar ainda no período da graduação. É preciso se aprimorar e, para isso, pode participar de eventos acadêmicos, projetos de extensão e realizar atividades extracurriculares para criar um currículo renomado e diferenciado entre os concorrentes.

Tendo em mente o que é carreira acadêmica, continue a leitura para saber como ser um profissional de sucesso!

Conheça a fundo a área do seu estudo

A carreira acadêmica oferece uma série de possibilidades de especialização, nas mais distintas áreas de estudo. Por isso, o primeiro passo é escolher por um ramo de pesquisa e se esforçar para se aprofundar no tema.

Você deve decidir se segue nas Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas, por exemplo. Mesmo assim, muitas áreas abordam conhecimentos interdisciplinares, reunindo diferentes fontes e campos do saber.

Assim, ainda no período da faculdade, você deve refletir se quer continuar estudando na mesma área da sua graduação ou se deseja migrar para outra. Nesse último caso, é interessante sempre conectar os conhecimentos que já foram adquiridos para não desperdiçá-los e ter que começar tudo do zero.  

Outro aspecto que deve ser notado é se o segmento de pesquisa escolhido tem relevância, é valorizado e se desenvolve bem em faculdades fora do país. Se for, é importante estar aberto e utilizar a temática da sua pesquisa para ampliar as oportunidades de trabalho, se candidatando em processos seletivos para mestrado e doutorado em instituições de ensino estrangeiras.

Esteja presente em pesquisas de iniciação científica

Outra dica importante para quem deseja seguir na carreira acadêmica é participar, o máximo que puder, de projetos e pesquisas de iniciação científica na faculdade. Esse tipo de atividade faz com que o estudante tenha contato com o universo acadêmico, sendo ainda uma maneira eficiente de manter contato com professores e orientadores que podem auxiliar nessa trajetória.

O aprendizado obtido de uma iniciação científica pode aprimorar os conhecimentos e estimular o graduando a se aprofundar em um determinado campo de pesquisa. Com isso, ele pode aproveitar a oportunidade para refletir se tem, de fato, vocação para a pesquisa.

No geral, grande parte das faculdades contam com um período específico no ano para os estudantes apresentarem seus trabalhos à comunidade acadêmica. Além de ser uma forma interessante de iniciar a carreira na universidade, a participação nesses eventos também é fundamental para a melhora da qualidade da formação no ensino superior.

Para ter um bom suporte da graduação até o doutorado, é fundamental contar com uma instituição de excelência e que seja, de fato, compromissada com o seu futuro. Aqui na Unic, o estudante tem acesso a um portal de empregabilidade exclusivo e gratuito que oferece as melhores vagas do mercado de trabalho: o Canal Conecta.

Teste Vocacional Rápido

Garanta a presença em eventos acadêmicos

Ao participar de eventos acadêmicos, o estudante pode aprofundar seus conhecimentos e conhecer outras pessoas que também pesquisam sobre sua área de estudo. Os debates que ocorrem nesse tipo de atividade são uma excelente maneira de ter novos insights e de fazer networking com colegas de curso, professores e profissionais experientes.

Ao criar um currículo, por exemplo, você pode inserir sua atuação em congressos, seminários, palestras, simpósios e demais eventos. Outra possibilidade é listar os seus artigos publicados, o que fará com que o seu histórico seja ainda mais valorizado entre os pesquisadores e docentes do seu segmento de pesquisa. 

Para se posicionar melhor profissionalmente, o aluno também pode participar de eventos que publiquem anais. Esse tipo de publicação é fundamental para a visibilidade do seu trabalho, uma vez que o conteúdo do evento se torna público e acessível para todos os participantes do meio científico e que tenham algum interesse no tema da sua pesquisa.

Tenha um projeto de destaque

Para conseguir se diferenciar dos outros estudantes, é fundamental ter um projeto de destaque na faculdade. Ao escolher a sua área de atuação acadêmica, é interessante optar por temas pouco explorados ou, até mesmo, investir em segmentos que não contam com muitas pesquisas e que são inéditos.

Desde o início da graduação, dá para criar um portfólio ou currículo com todos os seus trabalhos, artigos e apresentações, participando o máximo que puder de projetos para aprimorar cada vez mais a sua metodologia. O importante é encontrar caminhos que façam você se diferenciar dos demais.

Também é essencial se juntar a um grupo de pesquisadores e estudiosos para aperfeiçoar os seus conhecimentos e aprofundar a sua pesquisa. O contato com pessoas da mesma área ainda pode ser uma excelente oportunidade para debater e ter novas ideias sobre um assunto ou ponto de vista. Por isso, se dedique ao máximo para tal!

Invista nas etapas de mestrado e doutorado 

Para se tornar um bom pesquisador, é fundamental investir no mestrado e no doutorado. Ambas as modalidades de ensino são classificadas como cursos de pós-graduação, que podem ser lato sensu e stricto sensu. Essa etapa é essencial para quem deseja seguir na carreira acadêmica após concluir os estudos da graduação.

Quem deseja ser professor acadêmico deve optar por uma pós stricto sensu, que permite um maior aprofundamento no tema de pesquisa. O mestrado, assim como o doutorado, exige que o estudante desenvolva uma investigação sobre um determinado campo do saber, apresentando uma qualificação e defesa de dissertação ou tese ao final da especialização.

No entanto, para alcançar este nível acadêmico, é muito importante se dedicar desde o início da graduação, realizando pesquisas e trabalhos científicos. Isso pode garantir, inclusive, uma melhor classificação no momento de se candidatar em processos seletivos que oferecem bolsas de estudo.

Tenha uma carreira de sucesso!

Das vantagens da carreira acadêmica, uma delas é a oferta de boas perspectivas para os futuros profissionais. Lembre que é fundamental contar com uma faculdade compromissada e responsável em seu processo de ensino, que o oriente com as melhores metodologias.

E você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo? Entre em contato com a equipe da Unic agora mesmo e conheça todas as nossas condições e formas de ingresso disponíveis!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.