estudar em casa

5 segredos para ter sucesso ao estudar em casa

Sabe aquele momento do dia que você decide tirar um tempo para estudar? Começa a resolver exercícios, adianta a matéria, retoma a leitura de um tópico difícil etc. No entanto, ao iniciar esse processo, acaba mandando uma mensagem para um amigo, abre as redes sociais e, quando percebe, já se passaram várias horas. Realmente, estudar em casa não é tarefa fácil, não é mesmo?

Manter o foco e a concentração é um exercício que exige bastante esforço e disciplina. Contudo, é possível superar esse desafio ao adotar algumas mudanças no dia a dia, melhorando o desempenho e conquistando o sonho de ser aprovado em uma faculdade.

Quer conhecer algumas dicas para estudar em casa? Então, continue a leitura!

Separe o seu espaço de estudo dos outros ambientes da casa

Se você quer voltar a estudar depois de anos parado, saiba que o primeiro passo é escolher um bom lugar. A princípio, pode parecer bobagem, mas ter um local específico para os estudos faz muita diferença na aprendizagem.

Nem sempre é possível ter uma sala ou um escritório equipados para isso. Entretanto, o uso de uma cadeira e mesa confortáveis é o suficiente para evitar dores e cansaço. Por isso, monte um pequeno espaço de estudos em sua casa, dando preferência para um ambiente limpo, calmo e sem barulho e distrações, como videogame e televisão.

Priorize estudar em um momento de tranquilidade

Uma das vantagens do EAD é a sua flexibilidade, já que o estudante pode colocar os estudos em prática no momento que for mais adequado. Assim, nada pior do que estudar em um local com excesso de barulho, concorda?

Para fazer isso com qualidade, é importante criar uma rotina. Portanto, priorize esse momento em períodos do dia que sejam mais tranquilos. Opte por um local longe de pessoas e de barulhos externos, e tenha todo o material necessário ao seu lado para evitar pausas desnecessárias.

Além disso, mantenha as distrações de lado, como celular e televisão. Caso prefira, coloque uma música relaxante (não muito alta), mas só se não atrapalhar você, combinado?

Esteja motivado

Se você tem o sonho de estudar em uma das melhores faculdades em Cuiabá, lembre que os estudos são muito importantes nesse processo. Mas, para isso, é fundamental se manter motivado, não é mesmo? Então, nada de estudar após um dia cansativo, já que dificilmente absorverá os conteúdos.

Antes de começar essa rotina, adote uma alimentação saudável, tome um banho relaxante e se dedique ao que está fazendo com foco. Praticar atividades físicas, como yoga, também é uma ótima maneira de estimular a mente.

Nunca deixe de estudar. Até mesmo nos dias em que não estiver motivado, se dedique à leitura de textos leves e mais simples ou faça uma revisão de determinado assunto. Tenha em seu cantinho de estudos uma lista de metas que você quer alcançar no futuro e leia-a sempre que pensar em desistir.

Conte com estratégias de produtividade

Aumentar a produtividade nos estudos é essencial. Otimizando o seu rendimento com organização, disciplina e foco, é possível obter bons resultados. Para fixar o conteúdo, nada melhor que contar com algumas estratégias de produtividade.

Teste Vocacional Rápido

Confira, a seguir, algumas opções que vão fazer toda diferença em sua rotina!

Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é uma metodologia que consiste em dividir os estudos em blocos de 25 minutos com 5 minutos de descanso. Assim, a cada 2 horas, você realiza uma pausa de meia hora.

Esse processo potencializa a agilidade cerebral, aumentando o foco para executar as atividades. No período de descanso, você pode aproveitar para dar uma volta em casa, brincar com o cachorro, checar as mensagens do celular, comer um lanche, ir ao banheiro etc.

Fluxo de tempo

Parecido com a técnica Pomodoro, o fluxo de tempo consiste em manter o foco em uma tarefa de cada vez com contagem de tempo e intervalos regulados, com o objetivo de evitar o estresse. A diferença é que não é necessário determinar o tempo de cada ciclo, basta continuar estudando até sentir que precisa de uma pausa.

Por exemplo, você pode estudar durante 70 minutos de manhã, quando se sentir mais produtivo, e dividir as tarefas em blocos de 20 minutos a tarde. Para saber se o seu dia foi produtivo, anote os períodos de intervalo e de estudo.

Intercale temas de estudo

A rotina de estudos em casa deve abranger vários temas. É um erro se dedicar um dia inteiro para apenas uma disciplina. Focar um único conteúdo faz com que sua mente fique cansada e, em algum momento, ela entrará no modo automático, absorvendo pouco do que é estudado.

Por isso, intercale os seus estudos com diferentes assuntos, auxiliando o corpo a absorver melhor o que está sendo aprendido. Caso seja possível, pratique a interdisciplinaridade, desdobrando conteúdos em diferentes matérias.

Como vimos, é possível estudar em casa com qualidade: basta ter planejamento e determinação. Se você está em busca de uma faculdade a distância para ter uma formação completa, é essencial optar por uma instituição de ensino renomada. Aqui na Unic, você encontrará vantagens e diferenciais exclusivos, como:

Se ainda está em dúvida entre fazer uma graduação ou um curso técnico em Cuiabá, saiba que a primeira opção permite que você amplie sua rede de contatos, aumente a chance de encontrar um bom emprego, além de ter a possibilidade de fazer uma pós-graduação. Falando nisso, no momento de escolher uma pós, muitas pessoas se deparam com os termos Stricto Sensu e Lato Sensu.

O primeiro se refere a cursos em nível de mestrado e doutorado. Já o segundo abrange aqueles com conhecimento geral sobre o tema, com o MBA.

Invista nos estudos!

Agora que você já sabe como estudar em casa, lembre-se de colocar as nossas dicas em prática para aumentar a produtividade nos estudos. Com isso, consegue conquistar o sonho de estudar em uma faculdade de qualidade e bem-conceituada no mercado!

Gostou do post e quer complementar a leitura? Então, saiba o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho em Mato Grosso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.