faculdade de medicina de mato grosso

5 motivos para cursar uma faculdade de Medicina de Mato Grosso

Desconto nota do Enem

Estudar Medicina é o sonho de muitos jovens que desejam ter um futuro de sucesso e com possibilidades de carreira. Sabemos o quanto é difícil entrar nessa faculdade e, também, de toda a dedicação e planejamento necessários para se manter durante os longos anos de curso.

Mas você sabia que é possível estudar Medicina em Mato Grosso (MT)? Além de contar com algumas das melhores faculdades do país, o estado também oferece inúmeras oportunidades para os médicos em diferentes áreas.

Para não haver mais dúvidas, dê uma olhada em nossa lista com 5 motivos para fazer uma faculdade de Medicina de Mato Grosso. Vamos lá?

As oportunidades profissionais para médicos são vastas

Em primeiro lugar, se você está em dúvida se Mato Grosso oferece boas oportunidades de trabalho para médicos, saiba que a resposta é sim. A razão principal, neste caso, é a baixa concorrência, especialmente por conta do tamanho das cidades, que varia de médio a pequeno porte.

Mas o que isso tem a ver com muitas oportunidades? O estudo Demografia Médica do Brasil concluiu que 55, 1% dos médicos estão presentes nas grandes cidades, principalmente capitais. Porém, apenas a 23% da população do país reside nos grandes centros urbanos. Ou seja, estados menos povoados ou com poucas cidades populosas são aqueles com menor número de profissionais atuando.

Além disso, a Região Sudeste é a que concentra a maior parte da população do Brasil (+/-80 milhões de habitantes), seguida do Nordeste (+/-53 mihões). Já a Região Centro-Oeste é a região menos populosa, apesar da área gigantesca (pouco mais de 14 milhões).

Logo, o Mato Grosso entra nessa lista e, possivelmente, você vai encontrar oportunidades de trabalho em muitas áreas –– desde especialidades clínicas até concursos públicos para órgãos do governo, ou carreira acadêmica.

Além disso, a menor concorrência, ou mesmo a falta de profissionais, também podem criar oportunidades de trabalho mais atrativas para os médicos.

As vagas para a faculdade não são tão concorridas

A competitividade nas regiões mais populosas começa antes mesmo do mercado de trabalho. A própria faculdade de Medicina é um bom exemplo disso. De acordo com o portal Sou Medicina, os cursos com mais concorrência se concentram nas regiões Sul e Sudeste –– existe faculdade com uma concorrência de 312 candidatos por vaga! Ou seja, mais de 8,1 mil candidatos para 90 vagas.*

Já no Mato Grosso, além de a concorrência ser bem menor, o número de vagas se ajusta mais facilmente ao número de candidatos. As 7 instituições que oferecem a faculdade de Medicina em MT somam 481 vagas* para o primeiro ano, segundo levantamento do portal Escolas Médicas.

As mensalidades tendem a ser mais baratas

Outra vantagem de fazer um curso de Medicina em Mato Grosso é quanto ao valor das mensalidades. Em alguns estados você encontrará mensalidades superiores a R$ 12 mil reais, o que se torna impraticável em tempos de crise.

Já no Mato Grosso, as mensalidades são mais modestas, ficando na casa dos R$ 7.600. Essa diferença acontece principalmente em razão das características econômicas do estado, menos impostos etc.

Mas se esse valor ainda assusta você, saiba que é possível correr atrás de bolsas de estudo e crédito universitário. Para isso, o melhor é conversar com a faculdade de seu interesse para conhecer as opções.

O estado do Mato Grosso é um ótimo lugar para se morar

Também não podemos nos esquecer de que o estado do Mato Grosso oferece excelente qualidade de vida para seus habitantes. Isso se traduz em oportunidades de trabalho, segurança, educação, custos mensais, lazer e meio ambiente etc.

Talvez você não saiba, mas Mato Grosso tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,796, considerado alto, e ocupa a 11ª posição no ranking nacional. Outro dado importante é que, segundo o portal regional de notícias Olhar Direto, Cuiabá e mais 18 cidades do estado estão entre as melhores do país para se viver.

Além disso, a economia de Mato Grosso ganhou destaque no país por conta de várias ações que o governo do estado promoveu tanto para o crescimento da região quanto para o combate ao desemprego. Isso fez com que muitos empresários e cidadãos se sentissem atraídos por manter residência lá.

Algumas áreas econômicas estão em ascensão, como a agropecuária e o setor de comércio e serviços. Em 2020, também chamou a atenção a área da saúde, com 530 profissionais contratados pelo estado para trabalhar nas ações de enfrentamento da COVID-19.

Isso significa que, caso você seja residente no estado, tem total condição de construir uma carreira de sucesso sem a necessidade de migrar para outras regiões. Por outro lado, se você não é do Mato Grosso, sabe que pode encontrar lá excelentes oportunidades.

A região apresenta boas instituições de ensino

Você sabia que quase a metade dos aprovados em Medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acabam migrando para outras regiões do país? Como é um sistema exclusivo para instituições públicas, você literalmente vai para onde tiver vaga! Muito bom por um lado, mas exige uma série de mudanças de vida e várias despesas a mais.

Porém, você não precisará passar por esse transtorno todo se investir em uma das excelentes faculdades de Mato Grosso ― especialmente as particulares, cuja concorrência é menor.

Das faculdades em Cuiabá e regiões próximas, por exemplo, chama atenção a própria Unic. E aqui podemos comentar porque somos uma instituição tão respeitada!

O curso de Medicina da Unic tem 22 anos de tradição e já formou mais de 1.700 médicos. Ao longo do tempo, teve uma grande preocupação com a inovação do seu projeto pedagógico e infraestrutura para oferecer o que há de mais completo no ensino da área médica. Seus diferenciais são:

  • apoio personalizado ao aluno;
  • aprendizado dinâmico e interativo por meio do sistema PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), com o estudo de casos reais;
  • sistema de avaliação continuada;
  • infraestrutura de laboratórios que simulam experiências mais próximas à realidade;
  • parceria para oportunidades de emprego e estágio com o Canal Conecta;
  • parceria com o Ministério da Saúde para programas de atenção a comunidades menos favorecidas;
  • programas de residência médica;
  • nota 4 no Enade e IDD 5 (4º maior do Brasil).

Agora é com você!

Por tudo isso, você não pode pensar duas vezes ante de escolher uma faculdade de Medicina de Mato Grosso. Afinal, as oportunidades são muitas e o investimento nos seus estudos terá um excelente custo-benefício ao optar pela região.

A Unic está de portas abertas para te receber. Inscreva-se agora mesmo no vestibular do curso de Medicina!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados