faculdade em sinop

10 passos para escolher a melhor faculdade de SinopMT

Desconto nota do Enem

Está pensando em fazer um curso superior, mas tem dúvidas sobre como escolher uma graduação excelente no Mato Grosso? Se você está na região norte mato-grossense, saiba que é possível encontrar uma faculdade em Sinop para realizar seu sonho!

Com população estimada em quase 150 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE1, a Capital do Nortão abriga várias Instituições de Ensino Superior (IES). Por isso, é conhecida como a cidade universitária dessa região.

Como escolher a melhor delas? Existem características que não podem ficar de fora nesse momento. Descubra como tomar sua decisão com base nos 10 passos que preparamos. É só continuar a leitura!

Filtre a sua busca por curso e local

O município de Sinop (MT) recebe esse nome devido à companhia que colonizou a região, lá na década de 1970. Seu nome era Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. Desde então, a região ganhou o nome da empresa: Sinop.

Hoje, a economia em Mato Grosso é baseada no agronegócio, mas a cidade conta com diversidade de negócios. Afinal, sua localização é privilegiada!

Dessa forma, vale refletir sobre as áreas que estão em alta na região e na empregabilidade que ela oferece. Cursos como Administração, Agronomia e Logística são uma boa pedida para quem quer atuar em uma das grandes empresas da cidade.

Estude a mobilidade da região

Falamos que a localização de Sinop é um diferencial, certo? Isso porque o município está localizado às margens da BR-163, rota que liga a capital, Cuiabá, ao Porto de Santarém, no Pará. É um ponto de escoamento de toda a produção de grãos, carne e madeira.

A cidade ainda conta com um aeroporto, que torna o acesso muito mais rápido para quem não quer se deslocar de carro.

Já dentro da cidade, é possível contar com excelente mobilidade, já que, por ser moderna e planejada, o deslocamento é mais tranquilo. Considere essa questão na hora de escolher a faculdade, pois tempo perdido em transporte equivale a prejuízo nos estudos.

Pesquise a instituição no MEC

Nossa próxima recomendação é visitar o site do MEC e ver a nota recebida pela instituição. O Ministério da Educação avalia periodicamente as IES em vários quesitos, e esse é um ponto importante a ser considerado na hora da sua escolha.

Então, se pretende fazer faculdade em Sinop, pesquise a nota atribuída às faculdades que estão na sua lista. Uma dica: pode ser que o curso que você deseja ainda não tenha passado por esse processo de avaliação do MEC, que é realizado de 3 em 3 anos. Nesse caso, busque pela avaliação da marca em outras cidades para ter uma referência.

Compare custos e qualidade

A qualidade do ensino e da instituição tem que atender ao seu padrão de exigência, além de trabalhar com uma mensalidade que se integra à sua rotina. Por isso, é preciso colocar no papel os gastos com matrícula e parcelas, e ver se o que a faculdade oferece compensa!

Atenção a valores promocionais que não entregam a qualidade anunciada! Esse é apenas um dos itens da nossa lista, certo?

Avalie o desempenho da IES

Para você ter uma ideia do desempenho de uma instituição de ensino superior, é preciso avaliar o que ela oferece em termos de ensino, extensão e pesquisa. São essas 3 bases que vão fazer com que a qualidade do ensino seja diferenciada.

Procure saber sobre a grade curricular dos cursos, a metodologia utilizada e a oferta de projetos de extensão, muito úteis para seu enriquecimento como profissional e para o currículo.

Em alguns cursos, avalie a existência de clínicas que atendam à comunidade, núcleo de práticas jurídicas ou laboratórios de ponta.

Entre os cursos oferecidos de modo presencial aqui na Unic, temos:

Para estudar em cursos a distância no 100% online em Sinop, a oferta na área de Tecnologia é ampla:

Há, ainda, a opção do modelo semipresencial, modalidade a distância, com atividades presenciais. Veja os cursos:

Leia o Institucional com atenção

Documentos institucionais são a garantia de que aquilo que está sendo oferecido pela faculdade será cumprido. Dessa maneira, mais uma dica importante é ler o site da instituição e procurar o regulamento, o projeto político-pedagógico (PPP) e o catálogo institucional.

Por exemplo, imagine que você vai cursar Direito, que só é oferecido na modalidade presencial. É no Regulamento que estão informações sobre a oferta de disciplinas interativas, mesmo que o curso não seja EAD.

Dessa forma, serão cursadas a distância matérias como Direito do Trabalho e Filosofia do Direito. Para não ter sustos durante o curso, verifique todo o PPP antes de se matricular.

Busque comentários de alunos

Uma das formas de saber a opinião de quem estudou na instituição, além dos depoimentos publicados no site institucional, é buscar comentários dos próprios alunos e ex-alunos. Você pode encontrá-los nas redes sociais oficiais da faculdade, como Facebook, LinkedIn e Instagram.

Outra opção é colocar o nome da faculdade na busca e ver se quem se formou lá está tendo sucesso na carreira.

Verifique a infraestrutura oferecida

Já que mencionamos a Unic, vamos falar sobre as duas unidades dessa instituição:

  • Unidade Aeroporto — os cursos de Direito e Engenharia de Produção se destacam, e os estudantes podem contar com laboratórios equipados com o que existe de mais moderno para cursos da área da saúde;
  • Unidade Industrial — Ciências Contábeis e cursos Tecnológicos são ofertados nessa unidade. São 6 laboratórios, bibliotecas e todo o conforto para os estudantes em salas de aulas equipadas.

Conheça o corpo docente do curso

Sem eles, a educação não acontece! Estamos falando dos professores, a peça-chave para complementar a sua formação em um curso superior. Depois de escolhidos a faculdade e o curso, vale pesquisar sobre o corpo docente.

Aqui na Unic, os professores são mestres e doutores, especializados e dedicados à metodologia adotada. Ou seja, são pessoas preparadas para lidar com o que o mercado deseja e formar profissionais para inserção rápida no mundo do trabalho!

Descubra quais são os diferenciais

Não é necessário buscar faculdades em Cuiabá para fazer um excelente curso superior. Você pode procurar sua graduação em Sinop ou em cidades próximas, e estudar de forma presencial ou EAD, no curso de sua preferência e com a qualidade que merece! Aqui, você conta com diferenciais como:

  • apoio personalizado;
  • metodologia dinâmica;
  • avaliação continuada;
  • parcerias exclusivas, como a do Canal Conecta, e descontos.

Agora é com você!

Conheça a Unic e descubra como podemos oferecer tudo o que você procura para fazer faculdade em Sinop!

Agora que você está pronto para tomar sua decisão sem medo de errar, faça sua inscrição no vestibular online Unic!

1 IBGE

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados