estudantes de medicina fies

FIES para Medicina: entenda como funciona

Inscrição Vestibular de Medicina Unic 24.1

A faculdade de Medicina é o sonho de muitas pessoas. Porém, além da alta concorrência pelas vagas, uma das preocupações dos interessados é com relação ao seu custo. Dependendo da instituição selecionada, as mensalidades podem extrapolar o orçamento planejado.

Mas saiba que você não precisa adiar a sua entrada no curso de Medicina por esse motivo. Através do FIES, você pode se candidatar para entrar já na faculdade e pagar boa parte do valor somente após a conclusão do curso, quando você provavelmente já terá mais recursos.

A seguir, explicamos como o FIES funciona para a faculdade de Medicina. Vem com a gente!

O QUE É O FIES

Criado em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo que financia as mensalidades de alunos em faculdades particulares. Os requisitos para participar do FIES são:

  • Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010;
  • Na prova do ENEM, ter média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação;
  • Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Não preenche todos os requisitos acima? Pois saiba que você tem mais uma opção: o P-FIES. Esta é outra modalidade de financiamento, na qual não é necessário ter feito ENEM e não há um limite de renda familiar mensal para participar.

COMO O FIES FUNCIONA?

O FIES abre inscrições a cada semestre. Após o processo, os candidatos selecionados contam com o auxílio do governo para pagar suas mensalidades até o final da graduação. 

O financiamento pode variar entre 10% e 100% do valor total do curso. De acordo com a Resolução do CG-FIES nº 50/2022, o valor semestral máximo para o curso de Medicina ficou estabelecido em R$ 52.805,66. Sabendo disso, é importante que você verifique o custo total do curso com a instituição que pretende cursar, pois é possível que ele ultrapasse esse limite ou ainda que existam valores que não podem ser financiados.

Concluída a graduação, o estudante deverá devolver o valor investido pelo governo federal.

MODALIDADES DO FIES

Há duas modalidades de contratação.

Modalidade FIES

Com juros zero, é voltado para pessoas que realizaram o Enem, dentro dos critérios estabelecidos pelo programa, e que têm renda familiar mensal de até 3 salários mínimos. Nesta modalidade, o custo é financiado diretamente pelo governo.

Modalidade P-FIES

Voltado àqueles que não atendem aos requisitos do FIES tradicional, é por meio desta modalidade que os estudantes conseguem buscar financiamento em bancos privados participantes do programa. 

É importante lembrar que o P-FIES possui independência em relação ao FIES na oferta de vagas, inscrição, classificação e pré-seleção dos candidatos e contratação do financiamento.

COMO SE INSCREVER NO FIES PARA MEDICINA

Para se inscrever no FIES, é preciso criar uma conta gov.br através do site oficial do Acesso Único, que concentra este e outros programas, e se candidatar dentro do período de inscrições (veja o cronograma no próximo tópico). É por lá que você seleciona o curso e a instituição de seu interesse e acompanha todo o processo.

Já para o P-FIES, é no site do programa que você poderá ver as instituições participantes e as suas páginas de inscrição correspondentes.

CRONOGRAMA FIES 2023

Conheça o cronograma do FIES 2023

  • Inscrições: 07 a 10 de março;
  • Divulgação dos resultados: 14 de março;
  • Prazo de complementação das informações de inscrição: 15 a 17 de março;
  • Divulgação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio.

No caso do P-FIES, é possível solicitar financiamento em qualquer momento do ano, outra vantagem da modalidade.

COMO PAGAR O FIES

Para pagar o financiamento, há duas fases.

Durante o curso

Ao longo da graduação, o aluno terá que pagar somente os valores acordados mensalmente, além dos valores referentes ao seguro de vida, que é obrigatório para essa modalidade de financiamento.

Após a conclusão do curso 

Nesta fase, entra-se no período de amortização, na qual será preciso começar a quitar os valores mais elevados do financiamento. Caso o recém-formado já tenha um emprego fixo ou abra uma empresa, os valores serão descontados diretamente da fonte de renda. Porém, caso ainda não tenha uma fonte de renda, há um valor mínimo mensal que deverá ser pago.

FAÇA O CURSO DE MEDICINA DA UNIC ATRAVÉS DO FIES

Viu como é fácil se candidatar a este programa? Mesmo que ainda não tenha recursos para custear toda a mensalidade do curso de Medicina hoje, com o FIES você consegue deixar boa parte do valor dos pagamentos para após a conclusão do curso. Uma ótima opção para que você comece a construir seu futuro ainda neste semestre.
Ao preencher a inscrição no programa, adoraríamos que você considerasse a Unic, pois contamos com ótima infraestrutura, com bibliotecas e laboratórios de simulação, corpo docente de excelência e estágio especial para alunos de Medicina, fatores que com certeza te proporcionarão uma formação de qualidade. Conheça mais detalhes do curso de Medicina da Unic!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.