Tudo sobre Medicina

Encontre todas as informações do curso de Medicina aqui.

O curso de Medicina é o sonho de muitos estudantes que desejam cuidar de pessoas, salvar vidas e, até mesmo, descobrir a cura para alguma doença rara. Esse é um lindo projeto de vida, capaz de fazer qualquer pessoa se sentir muito realizada.

Não deixe para depois, inicie seu curso de Medicina em 2024!

Contudo, é uma profissão que exige bastante dedicação e estudo, tanto antes da faculdade quanto durante o curso. Logo, é um caminho que não pode ser seguido sem que o estudante reflita sobre o assunto com atenção.

Por ser uma das graduações mais procuradas, é também muito concorrida, tanto pela alta média na nota de corte quanto pelo grande número de candidatos. No Brasil, os médicos são profissionais respeitados pela sociedade, dado seu valor para a área da Saúde e, claro, sua remuneração atrativa.

Mas como funciona o curso de Medicina? Qual a carga horária total? Como escolher a melhor instituição de ensino para estudar? Neste post, vamos apresentar um guia completo com informações valiosas sobre essa carreira. Fique ligado!

Medicina: vocação ou dedicação?

Afinal, é preciso ter vocação ou dedicação para atuar dentro da área da Medicina? Muitos estudantes decidem cursar essa graduação por conta do dinheiro e do alto retorno financeiro que a carreira oferece. Contudo, é importante ter em mente que o dia a dia da profissão é muito puxado, e você passará longas horas trabalhando, podendo se estender para além do tempo previsto.

Um plantonista, por exemplo, que atua com atendimentos de emergência e urgência, cobre jornadas sem pausas de, no mínimo, 12 horas em hospitais, unidades de pronto atendimento, pronto-socorro, SAMU etc. Assim, é preciso gostar bastante da profissão, caso contrário, o profissional pode se sentir frustrado.

Portanto, a carreira em Medicina deve ser movida com o propósito de ajudar o próximo, e fazer um curso superior na área apenas pelo dinheiro é um grande erro. Afinal, não adianta nada receber altos salários se você não gosta do seu trabalho, se sente insatisfeito e sem propósito para continuar exercendo suas funções no dia a dia de atuação, não é mesmo?

Além da vocação, que consiste na aptidão pessoal da pessoa para desenvolver as atividades na área médica, vencendo os desafios cotidianos, é essencial ter muita dedicação por conta das várias áreas do conhecimento envolvidas.

Isso porque, durante a faculdade de Medicina, os alunos estudam disciplinas de base, práticas ambulatoriais, matérias voltadas para os diversos campos de atuação etc. Logo, é uma rotina puxada e que demanda muitas horas de estudo.

Mas tanto a vocação quanto a dedicação que você terá durante a faculdade serão recompensadas no futuro. Os profissionais são responsáveis pela promoção da saúde da população humana, diagnosticando, estudando e investigando disfunções físicas e doenças que acometem o ser humano.

Entre as várias funções desempenhadas pelo médico estão:

  • realização de cirurgias;
  • atuação em programas preventivos e educativos sobre doenças;
  • prescrição de medicamentos;
  • solicitação de exames;
  • realização de diagnósticos.

Os médicos fazem tudo isso e mais um pouco atuando no setor privado e público de hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicas, hospitais e empresas.

Além de exercer sua função médica, outra possibilidade de atuação é na área da educação. Os médicos são professores de faculdade e, caso tenha uma pós-graduação, podem orientar os alunos em projetos de iniciação científica e pesquisas, além de mestrado e doutorado.

Aqui, é importante lembrar que, apesar de ter uma grande responsabilidade sobre a saúde das pessoas, os médicos nunca fazem nada sozinhos eles contam com a parceria de vários profissionais do campo da saúde. Entre eles podemos citar os enfermeiros, os técnicos e auxiliares de Enfermagem, os nutricionistas e, até mesmo, os assistentes sociais.

Outro ponto que merece destaque é que a Medicina está na lista das profissões mais estressantes do mundo. Isso porque lidar com situações de doença e cura, morte e vida muitas vezes coloca os médicos em uma constante estafa mental principalmente se eles se deparam com quadros precários de saúde humana.

Contudo, do outro lado da moeda, está o enorme retorno emocional que o profissional tem. As pessoas têm um grande senso de gratidão pela ajuda ou solução apresentada pelo profissional, ainda mais quando o atendimento é humanitário e respeitoso.

Aliás, como mencionamos, essa é ou, pelo menos, deveria ser a grande motivação para quem quer cursar Medicina: o poder de ajudar as pessoas em seu momento mais vulnerável, deixando a questão do dinheiro e do salário de lado.

 

Entrei no curso de Medicina: e agora?

Agora, chegou a hora de conhecer em detalhes como funciona o curso de Medicina. Veja só!

Objetivo

A faculdade de Medicina é uma das mais tradicionais do Brasil e foi, inclusive, o curso da primeira instituição de ensino superior do país, em 1808. É claro que, de lá para cá, muita coisa mudou, principalmente em relação ao grande salto do conhecimento e aos avanços tecnológicos do campo da saúde humana nunca a humanidade esteve tão saudável como agora.

O objetivo principal do curso de Medicina é restaurar e manter a saúde, investindo na prevenção e no tratamento de doenças. Além disso, conta com conhecimentos para que estudantes possam promover o bem-estar e a saúde das pessoas, desde a infância até a fase adulta.

Após a conquista do tão sonhado diploma, os profissionais podem exercer suas atividades como clínico geral, mas caso queira se especializar em algum setor, é preciso fazer a residência médica, que é um tipo de pós-graduação destinada ao médico que dura, em média, 2 anos.

A graduação conta com uma extensa carga horária de aulas teóricas e diversas disciplinas práticas em laboratórios equipados para a aprendizagem de conceitos básicos sobre Microbiologia, Imunologia, Anatomia etc.

Além disso, ao longo da faculdade, os estudantes passam por simulações daquilo que lidarão no decorrer da carreira, como parto, reanimação e pulsão venosa.

Grade curricular

O funcionamento da graduação em Medicina da Unic é um pouco diferente dos outros cursos da área da Saúde, já que pode ser dividida em 3 etapas, sendo cada uma de 2 anos.

A primeira é conhecida como ciclo básico e abrange os conteúdos de base para os alunos. Nesse caso, são vistas matérias como Microbiologia, Anatomia, Citologia etc. Após esse período, inicia-se o ciclo clínico.

Nesses 2 anos, os estudantes terão disciplinas voltadas para a Medicina Clínica, com aulas práticas envolvendo o atendimento a pacientes. Inicia-se o estudo da semiologia e propedêutica, por exemplo, aprende-se a realizar a anamnese e frequentam-se estágios e aulas das várias áreas médicas.

Por fim, há o internato, que abrange os 2 últimos anos. Cada instituição tem uma divisão de tempo em relação às especialidades. Pode-se cursar um período de emergências e urgências, outro no internato rural e os dois últimos semestres dentro de um hospital, conhecendo mais de perto as especialidades médicas.

Veja, a seguir, a grade curricular completa do curso de Medicina da Unic!

Confira, abaixo, um resumo das principais matérias estudadas no curso de Medicina!

Concepção e Formação do Ser Humano

Essa disciplina explica todo o processo reprodutivo dos seres humanos, desde a fecundação, acompanhando a formação e o crescimento do feto, até o seu nascimento.

O conteúdo estudado nessa matéria é essencial tanto para o entendimento da reprodução humana quanto das doenças que aparecem nessa fase e continuam por toda a vida da pessoa. Portanto, serve de base para vários outros assuntos mais específicos, como a Ginecologia.

Saúde da Mulher e Sexualidade Humana

A disciplina de Saúde da Mulher estuda o aparelho reprodutor feminino e a saúde das mamas. Desse modo, aqui, você ficará por dentro do funcionamento dos órgãos femininos, as doenças prevalentes e suas principais funções específicas.

Já na parte de Sexualidade Humana, você estudará o tema relacionado a questões como Psicologia, comportamento humano, orientação sexual etc.

Médica examinando - Medicina
Médico pediatra examinando - Medicina

Metabolismo

O Metabolismo é a disciplina em que os estudantes aprendem como ocorre o funcionamento do organismo humano. Ou seja, quais os estímulos e as reações para que determinadas atividades e ações aconteçam.

Em cada sistema existem funções particulares para garantir o bom funcionamento do corpo como um todo. O sistema digestório, por exemplo, fornece energia por meio da ação de diversas enzimas e hormônios. Já o sistema muscular faz suas funções por meio de uma cascata de transmissores que vão até o cérebro e retornam.

Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento

Essa disciplina é voltada para a parte infantil. Os alunos aprendem vários aspectos do desenvolvimento e crescimento dos pequenos, as doenças mais prevalentes em cada idade, quais as principais orientações para os pais em cada faixa etária e vários outros aspectos relevantes no cuidado de crianças.

 

Duração

Ao contrário de muitos cursos superiores que têm duração média de 4 anos, a faculdade de Medicina leva 6 anos, que são divididos em 12 semestres. Confira um resumo da carga horária:

  • total de horas de aulas teóricas: 4.200;
  • total de horas de aula prática de laboratório: 3.720;
  • atividades complementares: 40;
  • total da carga horária: 7.960.

     

Rotina do estudante de Medicina

Além da rotina de atividades na própria faculdade, o estudante de Medicina deve estar preparado para uma maratona de estudos em casa, praticamente todos os dias. Isso porque provavelmente você será exposto a trabalhos e provas a todo o momento, com conteúdos que exigem não apenas o entendimento de conceitos e fatos, mas a memorização de diferentes pontos-chaves.

Assim, um aluno de Medicina precisa dedicar de 8 a 12 horas por dia às tarefas da faculdade. Logo, uma dica essencial para atravessar essa graduação tão densa, onde tudo é importante, é criar um bom cronograma de estudos.

Aqui, também vale ressaltar que é necessário ficar atento aos prazos em relação à entrega de trabalhos e provas. Portanto, fazer anotações em uma agenda pode ser muito proveitoso.

 

Residência médica: como funciona?

A residência médica é o período que ocorre após a graduação, quando os profissionais escolhem uma área para aprofundar seus estudos e prática. De modo geral, essa fase dura de 2 a 3 anos, mas o programa pode mudar de acordo com a proposta de cada instituição de saúde e da especialidade escolhida.

Para conquistar uma vaga, o candidato precisa passar por uma nova seleção parecida com o vestibular, até mesmo com a chance de não conseguir ser aprovado. Após isso, o médico residente deve assistir às aulas e participar de atividades supervisionadas em um hospital, incluindo a realização de plantões.

Apesar de ser uma etapa de estudo como uma pós-graduação, a residência funciona mesmo como um trabalho que ocupa boa parte do tempo dos residentes (cerca de até 60 horas semanais). Inclusive, essa atividade é remunerada e eles recebem uma bolsa pelos serviços prestados.

O programa de residência médica é reconhecido no país desde o final dos anos 1970 e, com o tempo, se tornou o principal meio de especializar os médicos do Brasil, ou seja, o melhor modo para o recém-formado em Medicina complementar sua formação.

Além disso, os profissionais em treinamento têm a oportunidade de, sob supervisão, vivenciar as condições de trabalho que vai enfrentar quando obtiver o título. Logo, a residência médica é fundamental para conhecer na prática o dia a dia de atuação em determinadas especialidades e, também, para o médico residente ter um contato maior com os pacientes e experimentar a rotina de trabalho como um todo, no hospital.

Médica - Medicina

 

Medicina na Unic: onde está presente?

A Unic está localizada na cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso. Sua população estimada é de 618.124 habitantes. O local é um polo da região, onde há um mercado crescente na área da Medicina, oferecendo diversas oportunidades de trabalho para os recém-formados.

A Unic está próxima do Centro Norte e Centro Sul, com distância de cerca de 15 minutos do Shopping Estação Cuiabá. A cidade é predominante em atrativos turísticos, sendo a porta de entrada dos encantos do Pantanal e Chapada dos Guimarães.

A região oferece ótima qualidade de vida para seus habitantes. Isso se traduz em segurança, oportunidades de trabalho, custos mensais, educação, meio ambiente etc. Talvez você não saiba, mas Cuiabá tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,785, considerado alto.

Outro dado importante é que, segundo o portal regional de notícias Olhar Direto, Cuiabá e mais 18 cidades do estado de Mato Grosso estão entre as melhores do país para se viver.

Além disso, a economia na cidade recebeu destaque por conta de diversas ações que o governo promoveu tanto para o crescimento da área quanto para o combate ao desemprego. Isso fez com que muitos cidadãos e empresários se sentissem atraídos para morar lá.

Algumas áreas econômicas estão em crescimento, como a da Saúde, com 530 profissionais contratados pelo estado para trabalhar nas ações de enfrentamento da Covid-19.

A Unic tem uma parceria formada com os melhores e mais modernos centros de saúde da cidade. Assim, quem deseja estudar com a gente, pode trabalhar em campo em várias clínicas especializadas e unidades de atendimento ambulatorial.

Além disso, há a possibilidade de atuação em redes particulares e públicas de saúde, atendimento emergencial, cirúrgico e clínico e até mesmo em áreas mais burocráticas.

Após a formação, os médicos encontrarão excelentes oportunidades de emprego na cidade, principalmente por conta da baixa concorrência. O estudo Demografia Médica do Brasil concluiu que 55,1% dos médicos estão presentes nas grandes cidades, principalmente nas capitais.

Contudo, somente 23% da população do país reside nos grandes centros urbanos. Ou seja, estados menos povoados ou com poucas cidades populosas são aqueles com menor número de médicos atuando.

Assim, Cuiabá entra nessa lista e, possivelmente, você encontrará oportunidades de emprego em diversas áreas desde especialidades clínicas até concursos públicos para órgãos do governo, ou carreira acadêmica.

Além disso, com a concorrência menor, ou mesmo a falta de profissionais, também podem criar oportunidades de trabalho mais atrativos para os médicos.

 

Unic

 

Por que fazer Medicina na Unic?

A Universidade de Cuiabá (Unic) foi fundada no dia 19 de abril de 1988, sendo, na época, a primeira instituição de ensino privada do estado de Mato Grosso. Nesses 34 anos de trabalho, a faculdade vem realizando mudanças e sendo pioneira em várias iniciativas.

Todos os anos, muitos jovens se matriculam em nossa faculdade em busca da realização de um sonho: a formação profissional voltada para o mercado de trabalho em nível nacional!

O curso de Medicina da Unic tem como objetivo abordar a formação básica fundamental e se ampliar para especializações. Além disso, trabalha com aspectos comportamentais sobre a relação entre médico e paciente, com precisão e clareza para que os futuros profissionais sejam capazes de tratar, diagnosticar e cuidar de doenças.

Quem ingressa no curso de Medicina da nossa faculdade conta com a nova infraestrutura de laboratórios e clínicas, fruto de um investimento contínuo realizado nos últimos anos.

Confira algumas vantagens da nossa instituição de ensino:

  • tradição mais de 30 anos de tradição no ensino superior;
  • laboratórios de simulação investimentos constantes em laboratórios de simulação e infraestrutura;
  • estágio especial para alunos de Medicina;
  • sucesso em aprovação 60% de aprovação em provas de residência médica. Duas notas 4 seguidas em avaliações no Enade;
  • atendimento à população diversos hospitais e clínicas que atendem a população da segunda cidade mais povoada do nordeste;
  • convênio com Hospital Geral Hospital Escola com todas as áreas para aprendizagem das práticas médicas. O Hospital Geral é referência estadual como neurocirurgia, cirurgia cardíaca, cardiologia e maternidade.
Não deixe para depois, inicie seu curso de Medicina em 2024!

Agora, você vai conhecer os benefícios de ser um aluno de Medicina da Unic. Veja!

Estudantes de Medicina

Sistema PBL

Totalmente definido e baseado nos estudos de casos reais e problemas, o curso de Medicina da Unic tem o objetivo de fazer com que cada aluno estude e aprenda na prática sobre alguns assuntos relevantes.

A metodologia, além de estimular o aprendizado e garantir a formação adequada, apresenta conteúdos estruturados e cognitivos, por meio da integração de matérias, diferentemente da prática pedagógica curricular tradicional.

Visitas à Rede Básica de Saúde

Essencial para o aprendizado na prática, quem cursa Medicina na Unic conta com visitas à Rede Básica de Saúde. Todas as atividades, além de ser contabilizadas como horas de estágio supervisionado, também complementam o currículo obrigatório.

Aulas práticas em laboratórios

Além dessas vantagens, existem novas experiências ao aprendizado por meio de aulas práticas em laboratórios específicos, como o Laboratório de Microscopia, o Laboratório de Habilidades Médicas, o Laboratório Multidisciplinar e o Laboratório Morfofuncional.

Venha estudar Medicina na Unic!

Agora que já conhece tudo sobre Medicina na Unic, não perca mais tempo e invista no seu futuro. Faça essa graduação em nossa instituição de ensino e tenha acesso a diferenciais exclusivos que fazem toda a diferença para a sua formação. Estamos de portas abertas para recebê-lo!

Gostou de conhecer tudo sobre o curso de Medicina e quer fazer essa graduação na Unic? Então, não perca mais tempo e inscreva-se em nosso vestibular online!