melhores cidades do mato grosso

As 5 melhores cidades do Mato Grosso para morar e fazer carreira

Desconto nota do Enem

Estrategicamente localizado na região centro-oeste, o estado do Mato Grosso é um dos que apresentam maior desenvolvimento econômico no Brasil nos últimos 10 anos. Muito desse sucesso vem da exportação de grãos e da atividade pecuária, mas não se resume a isso.

Mato Grosso apresenta uma riqueza natural exuberante, pois é lá que se localizam o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e boa parte do Pantanal.

Ficou interessado e quer conhecer as melhores cidades do Mato Grosso para morar e construir sua carreira? Vamos conhecer os diferenciais de cada uma neste post!

Cuiabá

A capital mato-grossense conta hoje com mais de 600 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Já a região metropolitana atinge 1 milhão de pessoas.

Ela é conhecida como “Cidade Verde“, considerada a melhor cidade do Mato Grosso. Então, já dá para imaginar como é construir a carreira aqui. A população cuiabana é tranquila, com um ar típico interiorano, mas, ao mesmo tempo, oferece lazer e opções de diversão dignos de um grande centro urbano.

O Centro Histórico, os parques e as praças são ótimos pontos de encontro. Pertinho da cidade, há opções fantásticas de ecoturismo que atraem até gente de fora do País.

O mercado de trabalho em Cuiabá absorve mão de obra de vários campos, pois o número de empresas na região é alto. A BRF, por exemplo, que compreende marcas como Sadia e Perdigão, empregou mais de 300 pessoas em 2020. E há muitas outras oportunidades no setor de Logística, RH, tecnologia etc.

Outros cursos, como Medicina e Engenharia, também são ofertados na cidade, sem necessidade de deslocamento para a região sudeste ou Brasília.

Primavera do Leste

Nesse município mato-grossense localizado a 240 quilômetros de Cuiabá, a valorização da cultura é um diferencial. A Prefeitura promove ações de incentivo, como o Projeto Pôr do Sol Digital, com apresentação de artistas locais.

Com pouco mais de 60 mil habitantes, Primavera do Leste tem sua economia baseada na agricultura e no comércio. A faculdade de Agronomia, por exemplo, forma profissionais para empresas multinacionais de alimentos e todo o entorno que move a agropecuária, como insumos, fertilizantes e nutrição animal. Destacam-se a Bunge, a Evolust e a Iberê.

Rondonópolis

Localizada na região sul do estado, Rondonópolis guarda mais características do cerrado do que do pantanal, com clima tropical.

É claro que o agronegócio movimenta a segunda maior economia do Mato Grosso, mas o diferencial é o turismo que ele atrai ao município, com festas country e feiras agropecuárias.

Mais recentemente, atividades esportivas têm acontecido aqui, atraindo outro tipo de público. Tem gente que se interessa pelas cachoeiras e grutas do Parque Ecológico João Basso e pelo turismo de esportes radicais no rio Ponte de Pedra.

Outras indústrias, como cervejeira, alimentícia e têxtil, estão sediadas no município. Claro que isso é sinônimo de mercado aquecido e boas oportunidades de emprego.

Sem contar que há faculdades com cursos em todas as áreas do conhecimento, tanto para Licenciatura quanto para Bacharelado e Tecnólogo.

Sinop

Com mais de 100 mil habitantes, Sinop ajuda a girar a economia de Mato Grosso. Isso porque ela é considerada um polo no norte do estado, com alto desenvolvimento em termos de saúde, serviços, indústrias e educação.

A agropecuária, como em outras partes do estado, é o carro-chefe da economia. Porém, se você deseja morar em uma cidade que guarda marcas da hospitalidade interiorana e consegue oferecer desenvolvimento também, Sinop é a ideal.

Quem faz faculdade em Sinop pode optar por cursos como Direito, Biomedicina e Odontologia, que prometem desenvolvimento profissional e sucesso na carreira, pois pessoas de várias regiões próximas procuram por esses serviços no local.

Sorriso

Sem dúvida, uma das melhores cidades da região centro-oeste para viver é Sorriso. Não é à toa que ganhou esse simpático nome! O clima é agradável, existem várias cachoeiras por perto e, inclusive, há um festival anual de pesca! O Rodeio Crioulo e o Exporriso acontecem no aniversário da cidade, em 13 de maio, e movimentam a região.

O município, que também fica no norte do estado, é conhecido como a capital nacional do agronegócio. É um dos maiores polos de desenvolvimento do país.

Feijão, milho e soja dominam a produção agrícola, e na pecuária o destaque é para a aquicultura (pacu) e galináceos, a maior parte para exportação.

Vale a pena considerar fazer faculdade em Sorriso, especialmente em Agronomia, já que aqui está a maioria das vagas para agrônomos em MT.

Tangará da Serra

A cidade que fecha a nossa lista encanta pela beleza natural: nas proximidades, é possível praticar tanto turismo de aventura quanto de contemplação em suas cachoeiras e parques. Tangará, situada a 240 quilômetros da capital, a oeste do estado, tem mais de 100 mil habitantes.

Os destaques na economia seguem a tendência do Mato Grosso: agronegócio e serviços. A criação de bovinos de corte e leiteira é a campeã no PIB, ao lado na cultura da cana-de açúcar. Margrif e Anhambi são duas empresas alimentícias com grande produção na região.

Como a cidade é nova (foi criada na década de 70), o planejamento urbano é muito valorizado, e ela segue crescendo de forma organizada.

Para começar com o pé direito, é importante que você escolha uma cidade com opções de faculdades que ofereçam ensino de qualidade para iniciar sua vida profissional. Seja construindo uma carreira acadêmica, seja buscando vagas de emprego nas empresas locais ou iniciando seu próprio negócio, é preciso ter estrutura para estudar e se formar, concorda?

Então, escolha onde morar em Mato Grosso e verifique se há, na cidade, uma das unidades da Unic. Essa instituição de ensino oferece metodologia diferenciada, excelente infraestrutura para cursos presenciais e a distância, além de boa visibilidade no mercado. Isso sem falar nos benefícios exclusivos, como o Canal Conecta.

Agora é com você!

Nossas dicas com as melhores cidades do Mato Grosso foram úteis? Esperamos que você conquiste seu lugar no mercado de trabalho em um lugar que promova qualidade de vida e desafios profissionais!

Assim que tomar a decisão sobre onde morar em Mato Grosso, faça sua inscrição no vestibular Unic!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 219

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados