Quais as melhores Faculdades de Medicina? Confira as referências nesse curso!

Desconto nota do Enem

Todos os cursos, o curso de Medicina aparece como um dos mais concorridos em vestibulares e outros processos seletivos do Brasil. Por isso, é muito importante que o vestibulando procure um bom local, e que entregue todas as ferramentas necessárias, para estudar e se tornar um bom médico após formado. 

Para te ajudar a fazer isso, nós preparamos um artigo com as 5 melhores faculdades de Medicina do país, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF) e ainda indicamos uma que figura entre as melhores instituições particulares, para que você consiga se profissionalizar sem dores de cabeça. 

Não perca tempo e confira!

Conheça as melhores Faculdades de Medicina do Brasil 

  • Universidade de São Paulo (USP); 
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); 
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); 
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Saiba um pouco mais sobre as faculdades que estão no topo do ranking de Medicina  

Universidade de São Paulo (USP)

A instituição mais bem colocada do ranking é a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O local foi fundado em 1912 e deu início às aulas no ano seguinte. Portanto, possui mais de um século de existência, sendo considerada uma das faculdades mais tradicionais do país no país. Em 1934 o curso, que antes era uma faculdade independente, passou a integrar a USP. 

Atualmente, a FMUSP conta com outros 4 cursos da área de saúde. As aulas são ministradas no campus de Pinheiros, em uma área com 44 mil metros quadrados. Fora a graduação, a faculdade possui também programas de pós-graduação e residência médica, além de ter o Hospital das Clínicas, que é o maior da América Latina. 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

O segundo lugar do ranking fica com a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, que é o curso mais antigo da unidade, tendo sido fundado em 1963. Anualmente, a instituição abre 120 vagas para o curso. Dessas, 110 são destinadas ao vestibular tradicional e 10 são preenchidas através do Programa de Formação Interdisciplinar Superior, o ProFIS. 

A Unicamp também possui programas de pesquisa, docência e assistência médica, que incluem o Hospital das Clínicas, o Hospital Estadual de Sumaré e diversas outras unidades de saúde da região onde fica localizada. 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi fundada em 1927. Porém, o curso de Medicina foi criado antes mesmo disso, em 1911, sob o nome de Escola de Medicina de Belo Horizonte, e é considerado um dos mais antigos, tradicionais e importantes do Brasil na formação de novos médicos. 

Desde 1969 a instituição conta com o maior número de estudantes que ingressam anualmente nesse curso do país, sendo ao todo 320 vagas disponíveis. Elas são divididas entre o primeiro e o segundo semestre do ano. 

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

No quarto lugar do ranking aparece a Escola Paulista de Medicina, que pertence à Faculdade Federal de São Paulo. Esse curso foi criado em 1933, tendo sido o primeiro da instituição, que hoje também conta com as graduações em Biomedicina, Fonoaudiologia e outras na área da saúde. 

Além dos cursos de graduação, a Unifesp oferece 35 programas de pós-graduação, como especialização e aperfeiçoamento profissional, e 84 de residência médica. 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A FAMED, Faculdade de Medicina ligada à Universidade Federal do Rio do Grande do Sul foi fundada em julho de 1898. Ela foi a terceira instituição de ensino a essa profissão criada em território brasileiro e se originou do curso de partos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. 

De acordo com a própria unidade, até os dias de hoje ela formou mais de 8 mil médicos, 800 mestres ou doutores e 1000 especialistas em diversas áreas. Fora tudo isso, a FAMED é, desde a sua fundação, a instituição com melhor desempenho no Exame AMRIGS. 

Unic: uma das melhores faculdades particulares de Medicina  

Todas as faculdades citadas são públicas. Mas isso não significa que é fácil ou barato ingressar e se manter estudando nelas. Em primeiro lugar, por causa da enorme concorrência dos vestibulares, se faz necessário investir bastante tempo e dinheiro para conseguir a tão sonhada aprovação. Fora isso, os cursos costumam ser em período integral, o que além de elevar os custos, aumenta o tempo de dedicação necessária. 

Isso, no entanto, não quer dizer que você deve se contentar em estudar em qualquer lugar. Atualmente, nós contamos com faculdades particulares que são igualmente boas e com formas mais atuais de ingresso, como é o caso da Unic!

Venha para a Unic e realize o sonho de se tornar médico!

O curso de Medicina da Unic é, atualmente, uma das melhores opções para você que sonha em se tornar médico. A instituição, que possui qualidade reconhecida nacionalmente e é uma das referências do país em ensino superior, conta com um sistema de ensino inovador, aulas práticas em laboratórios altamente tecnológicos e ainda visitas frequentes à unidades de saúde, para que os estudantes vejam na prática o que os aguarda após formados. 

Quer mais? Então saiba que a Unic oferece algumas bolsas de estudos para os estudantes de Medicina e ainda cobra mensalidades com preços justos e que permitirão que você se forme sem precisar contrair uma imensa dívida. 

E aí, não perca tempo e comece hoje mesmo a construir uma carreira de sucesso. Faça hoje a sua inscrição no nosso vestibular ou escolha algum dos outros processos seletivos que temos disponíveis para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados