Conheça as melhores faculdades de Medicina Veterinária na atualidade!

Desconto nota do Enem

Veja este ranking sobre as melhores faculdades de Medicina Veterinária de todo o Brasil. Afinal, estudar em uma instituição de renome é o primeiro passo para se tornar um veterinário muito bem-sucedido e trilhar uma carreira de sucesso.

Saiba quais são as melhores faculdades de Medicina Veterinária

Antes de tudo, perceba que essa seleção com as instituições de maior destaque no país é do jornal Folha de S. Paulo. Para essa lista, levou-se em conta critérios como:

  • Inovação;
  • Pesquisa;
  • Ensino.

Depois de avaliar cada faculdade e seus desempenhos, os seguintes nomes estão presentes no ranking de melhores faculdades de Medicina Veterinária:

  1. Universidade de São Paulo (USP);
  2. Universidade Federal de Viçosa (UFV);
  3. Universidade Estadual Paulista (UNESP);
  4. Universidade Federal de Lavras (UFLA);
  5. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  6. Universidade de Cuiabá (UNIC).

Para essa listagem, considerou-se também as avaliações do MEC. Por isso, é um ranking de primeira e a seguir, você confere mais sobre cada uma dessas instituições.

1 – USP é uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária

Para escolher a instituição certa para realizar os seus estudos, analise com atenção. Pois as faculdades públicas, apesar de boas, são muito difíceis de passar. Portanto, é sempre bom conhecer todas as opções à disposição.

Sobre a USP

Não há quem não a conheça. Afinal, ela possui um dos vestibulares de maior concorrência de todo o Brasil. Assim, para fazer Veterinária na USP, é preciso realizar a Fuvest. 

Saiba ainda que para este curso, há apenas dois polos de ensino. Então, para quem não mora nas seguintes áreas abaixo, fica mais difícil:

  • FMVZ USP, em São Paulo;
  • E FZEA, em Pirassununga (SP).

A duração total é de cinco anos, ou seja, dez semestres. De modo recente, a faculdade tem aceito ingressos pela nota do ENEM. Assim, em 2021, cerca de 2452 pessoas se inscreveram para 56 vagas na capital.

2 – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Viçosa fica no estado de Minas Gerais e a UFV é uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária. Ela possui três campus, mas somente um conta com essa graduação.

Devido a sua fama, o seu vestibular também é bastante concorrido. Dessa forma, o modo de ingresso é por meio do SISU, a partir da prova do ENEM.

Como não tem um exame próprio, muitas pessoas não conseguem entrar nessa faculdade. Mas, a mesma tem cotas para:

  • Alunos que têm uma renda mensal baixa;
  • Pessoas negras, indígenas e pardas;
  • Estudantes de escolas públicas.

3 – UNESP é uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária

Mais conhecida como UNESP, essa instituição paulista tem um campus no interior de SP e outro na própria capital do estado. Assim, possui no total 34 unidades, mas apenas três para o curso de Veterinária nas seguintes cidades:

  • Araçatuba;
  • Botucatu;
  • Jaboticabal.

A forma de ingresso na UNESP não é fácil. Isso porque, ela não aceita a nota do ENEM. Portanto, é preciso fazer o exame tradicional, ou seja, o Vunesp. Aliás, também é possível entrar na faculdade ao se transferir.

Em relação a concorrência, ela é bastante acirrada, já que a instituição oferece poucas vagas, por exemplo:

  • Araçatuba e Botucatu: 60;
  • Jaboticabal: 50.

Por último, saiba ainda que a duração do curso também é de cinco anos. Então, esteja preparado para lidar com diversas matérias e práticas.

4 – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mais uma instituição mineira que se destaca por ser uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária do Brasil. Assim, ela também é uma das mais tradicionais do país, pois está ativa no ramo da educação desde 1908.

Ela fica entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Dessa maneira, tem apenas um campus e possui 37 graduações. 

Dito isso, espere uma ampla concorrência para entrar nesta instituição. Ainda mais que o modo de ingresso é por meio do processo do SISU. Além disso, para este curso, em especial, as vagas são bastante concorridas.

5 – A UFMG é uma das melhores faculdades de Medicina Veterinária

Não há dúvidas de que a UFMG é uma das instituições mais disputadas do Brasil. Também em MG, é uma das mais famosas e requer muito foco e estudo do candidato para ser aprovado.

A graduação em Veterinária faz parte da lista de cursos da universidade desde 1932. Dessa forma, há dois câmpus distintos que contam com esse ensino superior:

  • Montes Claros;
  • Tiradentes.

Uma das principais formas de ingresso é pelo ENEM. Por isso, as vagas são bem concorridas. Outra alternativa, entretanto, é pedir transferência para a Universidade Federal de Minas Gerais.

6 – UNIC é uma das melhores faculdades particulares de Veterinária

Para fechar o ranking de melhores faculdades de Medicina Veterinária, há a UNIC. Então, ela foi a primeira instituição privada de todo o estado do Mato Grosso, com sua fundação em 1988.

Ela foi a responsável por formar milhares de profissionais nos mais diversos cursos. Quem estuda na UNIC, termina a graduação pronto para iniciar no mercado de trabalho e trilhar uma carreira de sucesso. 

Para ingressar na faculdade, há várias opções como:

  • Prestar o vestibular tradicional;
  • Usar a nota do ENEM;
  • Fazer o vestibular online;
  • PROUNI e FIES;
  • Transferência externa. 

Saiba porque a UNIC é a melhor opção

Ao avaliar todas as faculdades públicas acima, todas têm algo em comum, que é a ampla concorrência, bem como as poucas vagas disponíveis. 

Com isso, fica difícil conseguir alcançar o sonho de ter uma carreira em Medicina Veterinária. Mas, nem tudo está perdido, pois a UNIC conta com várias formas de ingresso e está mais do que pronta para receber você como aluno.

Torne-se um veterinário com a UNIC

A instituição é nota 1000 quando se trata da sua infraestrutura, qualidade de ensino e corpo docente. Portanto, é a escolha certa para iniciar os seus estudos em Veterinária o quanto antes.

Um detalhe importante sobre ela é que a faculdade tem diversas bolsas de estudos, além de descontos que tornam os custos com o curso bem acessíveis.

Não deixe essa chance passar e comece o ensino superior nesta que é uma instituição de renome. Assim, conte com o apoio da UNIC durante toda a sua jornada de aluno e confie nela para torná-lo alguém de sucesso.

Dê o primeiro passo para uma carreira ética em Medicina Veterinária. Por fim, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.