mercado de trabalho em cuiabá

Como está o mercado de trabalho em Cuiabá? Veja 4 características

Desconto nota do Enem

Novidades sobre como está o mercado de trabalho em Cuiabá merecem a atenção de quem busca qualificação profissional na cidade. Se você quer fazer um curso de nível superior, por exemplo, entender a empregabilidade em cada área vai ajudar a tomar uma decisão consciente sobre qual carreira seguir.

Por essa razão, nós da Unic trouxemos neste post 4 características sobre o mercado de trabalho em Cuiabá. As informações vão ajudar você a escolher um curso superior que desperte o seu interesse pessoal e tenha boas perspectivas de crescimento no mercado. Confira e tire suas dúvidas!

Mais ofertas de trabalho em Cuiabá e Mato Grosso

Conforme pesquisa do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais da Universidade Federal de Mato Grosso (NuPES/FE/UFMT), o desempenho em Cuiabá e no estado de Mato Grosso passou por um eventual crescimento no segundo semestre de 2018. No estado, por exemplo, a taxa atingiu um aumento de 46%.

Contudo, o cenário nos últimos anos é de recuperação econômica e maior oferta de emprego no estado e em Cuiabá.

As unidades do Sine (Sistema Nacional de Emprego) oferecem cada vez mais vagas abertas para profissionais que residem no município. Recente notícia mostra que, em uma semana, foram mais de 1,2 mil oportunidades divulgadas pelo órgão que é vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

Segundo relatório recente DPEC-Bradesco, que traz dados sobre a economia e o mercado de trabalho em Mato Grosso, o número de emprego com carteira assinada no estado voltou a crescer no final de 2020. Portanto, a expectativa é de cada vez mais ofertas e, por conta disso, diversas oportunidades para os recém-formados.

Áreas de atuação em alta na cidade

Agora que você conhece os números do mercado de trabalho em Cuiabá, vamos entender quais são as áreas de atuação que estão movimentando a cidade. Você vai ver quais são os principais segmentos que geram emprego em Cuiabá e os cursos de graduação que preparam para cada um deles. Dê uma olhada!

Área de saúde

Os profissionais da área de saúde encontram um mercado aberto e com boas oportunidades não só em Cuiabá, mas em todo o Mato Grosso.

O número de vagas de emprego é crescente tanto no âmbito privado quanto no serviço público. Antes mesmo da pandemia de 2020, a prefeitura de Cuiabá abriu seleção para mais de 1.800 vagas na área de saúde para contratação imediata.

Em 2020, em decorrência da situação dos hospitais do estado do Mato Grosso, o governo estadual abriu seleção para contratar mais de 500 profissionais de saúde. Portanto, a expectativa é de valorização de profissionais formados em cursos como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia.

Engenharia Civil

O mercado de compra e venda de imóveis em Cuiabá passava por uma diminuição de ritmo e faturamento. Mas o cenário começou a mudar no primeiro trimestre de 2020, quando o número de comercialização de imóveis aumentou em 6,5%. É um cenário que favorece a compra e construção de mais projetos em Engenharia Civil.

A área de construção civil, de modo geral, evolui constantemente, e a tendência é que os profissionais contem com ferramentas de trabalho modernas, como programas de gestão e monitores de canteiros de obras. Portanto, quem entra na graduação de Engenharia Civil vai encontrar um mercado em plena expansão nos próximos anos.

Vendas e Marketing

No estado do Mato Grosso, o crescimento no número de empregos formais acontece principalmente no setor de comércio e serviços. A informação é do relatório do DPEC-Bradesco que trouxemos mais atrás. Isso significa que as oportunidades estão melhores em atividades relacionadas com vendas de varejo.

É um cenário que favorece as oportunidades para os formados em graduações ligadas à gestão de empresas, como Administração e Ciências Contáveis. Outros cursos que se destacam são Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão de Pessoas em Recursos Humanos.

Competências profissionais para ganhar destaque

De acordo com a Forbes, uma das revistas mais conceituadas no mundo dos negócios, existem soft skills que você precisa para entrar no mercado de trabalho. Elas são as habilidades que desenvolvemos no relacionamento com outras pessoas. Vamos destacar algumas aqui para você:

  • empatia: a empatia é o que ajuda a entender as pessoas, ter mais confiança e se adaptar a diferentes situações, na vida pessoal e profissional;
  • inteligência emocional: reconhecer e lidar com as próprias emoções pode ajudar você a passar por situações de pressão e se conectar com outras pessoas;
  • curiosidade e positividade: novos colaboradores de uma empresa precisam aprender de tudo um pouco e ganham pontos quando demostram ser abertos e curiosos;
  • boa escuta: manter o contato visual e focar o que outra pessoa diz mostra que você tem disposição para aprender e se relacionar verdadeiramente.

As soft skills são tão importantes quanto o conhecimento que você vai aprender na faculdade.

Melhores oportunidades para quem tem diploma

Cuiabá e o estado do Mato Grosso oferecem excelentes oportunidades de ingressar no ensino superior. É um caminho cheio de vantagens para quem quer inserir no mercado de trabalho e ganhar remunerações acima da média. A nível nacional, o diploma de ensino superior pode aumentar a renda do profissional em torno de 182%.

É o que diz um levantamento recente feito pelo Instituto Semesp em parceira com a Sumplicity. Mais que ter o diploma, quem faz graduação se destaca pelas habilidades técnicas e comportamentais que adquire ao longo de sua formação. Esse crescimento pessoal e profissional depende diretamente do suporte garantido pela faculdade.

Na Unic, o profissional em formação tem o que precisa para colocar em prática os aprendizados de sala de aula. Além de estágios e atividades práticas, os alunos têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online de empregos com vagas em Cuiabá e em todo o país.

Agora é com você!

Este post trouxe 4 características do mercado de trabalho em Cuiabá. É importante lembrar que, além de boas perspectivas de emprego para recém-formados, a cidade não decepciona na qualidade de vida: imóveis para diferentes estilos, paisagens arborizadas que permitem o contato com a natureza, além de um leque de programas de lazer e diversão.

O que acha de conhecer mais detalhes sobre graduação em Cuiabá? Não perca tempo e confira agora os cursos da Unic.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados