mercado de trabalho em mato grosso

O que preciso saber sobre o mercado de trabalho em Mato Grosso?

Já chegou a hora de você decidir por sua faculdade, certo? Se pretende mudar de cidade ou região para estudar, é importante conhecer como anda o desenvolvimento econômico da localidade. Afinal, é ali que surgirão suas primeiras oportunidades na carreira.

Pensando nisso, decidimos comentar neste post como está o mercado de trabalho em Mato Grosso, para que você saiba quais são as áreas com maior demanda profissional e em quais cursos universitários poderia investir. 

Acompanhe a gente nesta leitura!

 Conheça os setores que movimentam a economia

Você sabia que a economia de Mato Grosso foi uma das que mais cresceu nos últimos anos? Uma estimativa do IBGE mostrou que entre 2002 e 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado teve avanço médio de 5,1% ao ano, chegando a R$137.443 bilhões ― o 13º do país. Isso significa que, proporcionalmente, cresceu mais que o dobro dos outros estados (que avançaram cerca de 2,4%/ano).

Para ficar fácil de entender, o PIB resulta da soma de todos os bens e serviços produzidos em uma região. No caso do Mato Grosso, quem ganhou destaque aí foi a soja, como era de se esperar, já que a produção agrícola é uma das mais fortes do país.

Então, veja os principais setores da economia mato-grossense.

Agronegócio

Grande parte do desempenho econômico de Mato Grosso (45%) vem do campo. Além de ser o principal produtor de soja do país, superando 35 milhões de toneladas por safra, também tem relevante produção de algodão e milho.

O estado está entre os 3 maiores produtores de rebanho bovino do Brasil, com 3,1 milhões de cabeças de gado, ao lado de Goiás e Minas Gerais.

Indústria

Como os próprios mato-grossenses dizem, a agropecuária vai muito além das porteiras da fazenda. Além da produção rural, toda uma indústria se movimenta produzindo derivados da matéria-prima agropecuária, como óleo de soja, derivados de carne, maquinário agrícola e construção civil.

Entre tantas áreas, porém, as seguintes dominam o mercado em Mato Grosso, somando 86,4% das indústrias do estado:

  • Alimentos (30,9%);
  • Construção (27,1%);
  • Serviços industriais de utilidade pública (18,3%);
  • Químicos (5,5%);
  • Derivados de petróleo e biocombustíveis (4,6%).

Turismo

O turismo ganhou muitos investimentos em infraestrutura nos últimos anos, especialmente para o Ecoturismo –– as belezas naturais, impulsionadas sobretudo pelas riquezas do Pantanal, do Cerrado ou da região do Araguaia.

Hoje, o estado tem 101 municípios envolvidos em alguma forma de turismo e tem destaque no Mapa do Turismo do governo federal.

Descubra quais são as principais áreas em crescimento

Um dos segmentos mais oferta vagas de emprego em Mato Grosso é na indústria, mas falta gente qualificada. Tanto que o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Senai, aponta o desafio de qualificar quase 190 mil trabalhadores para a área industrial até 2023, especialmente no nível técnico.

Porém, vale ressaltar que somente ter um curso técnico limita muito suas possibilidades de crescimento profissional. Então, investir em uma graduação é o que fará diferença em sua carreira. 

Veja áreas que estão em pleno crescimento, com algumas opções de carreira para você escolher.

Agronegócio

Energia e telecomunicações

Logística e Transporte

Metalmecânica

Construção

Mas essas carreiras vão além da indústria e permitem a atuação profissional em vários da economia. Tanto que o Mapa do Trabalho Industrial também aponta a necessidade de formar profissionais especializados com nível superior para as chamadas Áreas Transversais, que permitem mais de uma formação, como:

  • Administração de Tecnologia da Informação;
  • Gerência de produção e operações em empresas de extrativismo, transformação e serviços de utilidade pública;
  • Gerência de Suprimentos;
  • Engenharias;
  • Segurança no Trabalho.

Entenda quais são as habilidades procuradas pelo mercado de trabalho

Agora que você já conhece os setores que movimentam a economia mato-grossense e algumas das profissões em alta para os próximos anos, é importante descobrir quais são as habilidades e o perfil profissional esperado pelo mercado de trabalho em Mato Grosso. 

Porém, saiba que muitas delas não se resumem a um currículo invejável: elas têm a ver com postura e personalidade. Dê uma olhada.

Flexibilidade

O mundo do trabalho está mudando a toda hora. Então, você precisa desenvolver a capacidade de se adaptar a rápidas transformações, principalmente, aprendendo coisas novas o tempo todo.

Habilidades tecnológicas

A era digital chegou às empresas. Então, você precisa ter facilidade para lidar com sistemas, programas e realizar uma série de tarefas online. Algumas dessas habilidades incluem conhecimento de linguagens de programação, programas de design e até lidar equipamentos eletrônicos.

Intraempreendedorismo

É importante trabalhar sentindo-se dono da empresa, tendo uma postura proativa capaz de prever problemas e oferecer soluções que contribuam para o sucesso de todos –– sucesso este do qual você faz parte.

Resiliência

No ambiente de trabalho, as pessoas resilientes têm a capacidade lidar com as mais diferentes demandas, especialmente quando essas exigem que lidem com prioridades em constante mudança e uma carga de trabalho pesada.

Também significa ter empatia com os problemas dos outros e não levar para o lado pessoal todas as situações desfavoráveis ao seu ponto de vista.

Reconheça a importância da profissionalização

Ter sucesso profissional depende em boa parte dos conhecimentos sólidos em uma área de atuação. Por isso, não hesite em começar sua graduação

Aliás, tornar-se especialista em uma profissão também pode abrir portas em outras áreas bem rentáveis. Por exemplo, você sabia que uma das atividades mais valorizadas hoje em dia é na área da educação superior? Dê uma olhadinha neste post para conhecer mais sobre o que é a carreira acadêmica!

Por falar em carreira, uma faculdade de qualidade é aquela que está antenada com as demandas do mercado e busca inovar o tempo todo. Além disso, firma parcerias importantes para que seus alunos encontrem as melhores oportunidades de trabalho, como é o caso do convênio entre a Unic e o Canal Conecta.

Agora é com você!

Gostou de conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho em Mato Grosso? Então, agora é hora de começar a pesquisar onde você vai estudar.

Para ajudar, sugerimos ler este post sobre como encontrar as melhores faculdades em Cuiabá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.