O que faz um Gastroenterologista? Conheça as funções desse médico!

Desconto nota do Enem

A gastroenterologia é uma das diversas especialidades disponíveis para as pessoas que se formam no curso de Medicina. Ela é focada no tratamento de problemas que afetam o sistema digestivo e oferece ótimos salários para os profissionais, além de inúmeras vagas em hospitais e clínicas de todo o país. 

Quer aprender o que um gastroenterologista faz no dia a dia? Então continue lendo, pois explicamos isso para você no artigo a seguir e ainda trouxemos a função em diferentes cargos. Confira!

O que faz um gastroenterologista em geral?

O campo da gastroenterologia é bem extenso e compreende problemas de saúde que afetam tudo o que está relacionado ao sistema digestivo. O médico que se especializa nessa área faz consultas, em hospitais, públicos ou privados, e clínicas. 

Ele também fica responsável por fazer procedimentos, alguns deles cirúrgicos, e acompanhar os pacientes durante todas as etapas do tratamento, desde o diagnóstico até a alta. Dentro das funções dele estão a realização de exames, como colonoscopia e biópsia, ultrassonografias, testes respiratórios e muitos outros. 

Como acontece em muitas outras áreas da medicina, o gastroenterologista pode se especializar ainda mais para atuar em áreas específicas. Algumas delas são: 

  • cirurgia; 
  • clínica; 
  • pediatria. 

Função do gastroenterologista em diferentes cargos e setores 

Você viu anteriormente as atribuições gerais de um gastroenterologista. Porém, esse profissional possui funções diferentes de acordo com os setores. Veja a seguir quais são as principais!

Gastroenterologia cirúrgica  

A gastroenterologia cirúrgica, como o nome já indica, trata de procedimentos médicos mais invasivos. Esse profissional tem funções dentro e fora dos centros cirúrgicos. Dentro, ele fica responsável por realizar os procedimentos e fora, ele realiza o acompanhamento de todo o processo de recuperação.

Ele também é responsável por avaliar os casos em que esse tipo de intervenção é necessária e, quando possível, indicar outras possibilidades de tratamento. 

Gastroenterologia clínica 

A especialidade de gastroenterologia clínica abrange consultas ambulatoriais, em hospitais ou clínicas, realização de exames e outros procedimentos e acompanhamento de pacientes que necessitam ficar internados por um determinado período de tempo. Ele costuma atuar dentro de hospitais e é responsável por manter a qualidade de vida e a aplicação correta de tratamentos e medicamentos dentro e fora do ambiente hospitalar. 

Gastroenterologia pediátrica 

O metabolismo das crianças funciona de uma maneira um pouco diferente do de uma pessoa adulta. Por esse motivo, se faz necessário ter profissionais especializados em prevenir, diagnosticar e tratar os problemas que as atingem. É aí que entra a área da gastroenterologia pediátrica. 

Este médico atende crianças e adolescentes de até 18 anos, cuidando das doenças mais frequentes para cada faixa etária e acompanhando todo o tratamento necessário para a recuperação total dos pacientes. 

Venha para a Unic e realize seu sonho de fazer a Faculdade de Medicina!

Tem interesse em se tornar um gastroenterologista? Então saiba que para isso é necessário primeiro se formar no curso de Medicina e a boa notícia é que a Unic pode te ajudar com isso.

A instituição, que é uma das referências nacionais em ensino superior, conta apenas com os melhores professores do mercado em seu corpo docente e uma infraestrutura moderna e equipada com tudo o que é necessário para formar profissionais sérios, capacitados e preparados para trabalhar com ética.

Tudo isso é feito com o apoio de um sistema de ensino inovador e que incentiva o aluno a sempre ir além e visitas frequentes às unidades de saúde espalhadas pelas regiões onde as unidades estão localizadas. 

Não precisa ficar com medo, pois na Unic você tem a oportunidade de conseguir bolsas de estudos e ainda financiamentos estudantis, para conseguir se qualificar para o mercado de trabalho sem passar por perrengues financeiros. 

Com tudo isso fica fácil estudar, não é mesmo? Então não perca tempo e faça hoje mesmo sua inscrição no vestibular de Medicina ou escolha uma das várias outras modalidades de ingresso e comece a estudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.