O que faz um Psiquiatra? Conheça as atribuições desse médico!

Desconto nota do Enem

A Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina mais procuradas pelos estudantes. Mas você já se perguntou o que esse profissional faz ou em quais áreas ele pode trabalhar após terminar a residência?

Para responder a essas dúvidas, nós preparamos o artigo a seguir. Nele, nós explicamos quais as atribuições de um psiquiatra de maneira geral e ainda em quais setores ele pode escolher atuar. Confira e descubra a importância dessa profissão!

O que faz um psiquiatra em geral?

Em primeiro lugar, é preciso saber que um psiquiatra é uma pessoa que se formou no curso de Medicina e, posteriormente, realizou a sua residência na área de Psiquiatria. Ele é o profissional responsável por cuidar de pessoas que estão passando por problemas psiquiátricos e necessitam de intervenção médica para terem uma vida normal. 

Ele pode diagnosticar, indicar tratamento e acompanhar casos de depressão, transtornos alimentares, dependências, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia e muitos outros, que necessitem de atenção medicamentosa. 

Porém, como a área da Medicina é muito vasta e, por se tratar de algo delicado que é a saúde humana, existem subdivisões dessa área, que necessitam de outras especializações para que o profissional possa atuar nelas. Algumas das mais comuns são:

  • Psiquiatra clínico; 
  • Psiquiatra forense; 
  • Psiquiatra infantil. 

Mesmo podendo realizar a indicação de medicamentos, o tratamento de um Psiquiatra não se resume a isso e ele também faz o acompanhamento clínico dos seus casos.

Função do médico psiquiatra em diferentes setores

Um Médico Psiquiatra pode atuar em diferentes setores, podendo se especializar ainda mais, e em cada um ele possui atribuições específicas. A seguir, você poderá ver o que ele faz nas suas principais áreas de atuação. Confira!

Psiquiatra Clínico

O Psiquiatra clínico é o bacharel em Medicina que fez uma residência na área de Psiquiatria. Ele é o profissional mais geral e faz diagnóstico de desordens mentais, como depressão, ansiedade, esquizofrenia e até mesmo de casos de dependência em substâncias químicas. 

Ele é o único profissional de saúde mental que pode fazer a prescrição de medicamentos. Por isso, costuma trabalhar em conjunto com os psicólogos e outros especialistas. 

Psiquiatra Forense 

A Psiquiatria forense, por sua vez, é uma área de atuação ligada diretamente à aplicação da justiça. Nela, o profissional pode ficar responsável por avaliar o estado de saúde mental antes que as pessoas sejam enviadas para prestar esclarecimentos, como culpados e testemunhas. 

Psiquiatra Infantil  

Já o Psiquiatra infantil é o especialista responsável por atender crianças e adolescentes, uma vez que por esses grupos têm um metabolismo diferente do dos adultos e necessitam de um cuidado especial quando se trata da ingestão de medicamentos e da aplicação de outros tratamentos. 

Entre as responsabilidades dele estão diagnosticar e tratar transtornos mentais. Frequentemente ele atua em conjunto com um Psicólogo infantil para garantir a aplicação de tratamentos multidisciplinares e, portanto, mais efetivos. 

Venha para a Unic e realize seu sonho de se tornar um psiquiatra!

Como falamos anteriormente, para conseguir atuar como Psiquiatra, primeiro, é necessário fazer uma graduação em Medicina e na Unic você consegue fazer isso, tendo a certeza de estar estudando em um local sério e com qualidade reconhecida nacionalmente. 

Ao estudar na Unic você terá acesso apenas ao que há de mais moderno em questão de infraestrutura, modelo de ensino e de avaliação de aprendizado. A instituição também conta com professores altamente qualificados, laboratórios completos, aulas práticas, visitas às unidades de saúde e várias formas de ingresso, como vestibular tradicional e transferência externa. 

Tudo isso com a possibilidade de estudar em uma das melhores faculdades do Brasil pagando um preço justo. E aí, vai esperar o quê? Inscreva-se no vestibular de Medicina da Unic!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados