O que faz um Médico Veterinário? Conheça as funções em diferentes cargos!

Desconto nota do Enem

Entenda neste artigo o que faz um médico veterinário, como ingressar na carreira, bem como, as principais formas de atuação no mercado de trabalho depois de formado. Afinal, este é um dos cursos de graduação mais concorridos.

O que faz um médico veterinário? 

Veterinária e a ciência que se dedica a prevenir, tratar e estudar animais. Assim, um perito da área está apto para cuidar desde os de estimação até as grandes populações dos silvestres, por exemplo.

Outra área que este perito pode atuar é no controle de qualidade de produtos industriais, além de pesquisas no campo de zoonoses. Então, veja em seguida uma lista com os principais locais de trabalho de veterinários:

  • Zoológicos;
  • Institutos de pesquisa;
  • Centro de controle de zoonoses;
  • Clínicas de veterinárias para animais de estimação;
  • Fazendas;
  • Órgãos fiscalizadores, entre outros.

A graduação dura em torno de cinco anos, ou seja, dez períodos em tempo integral. Além disso, o aluno precisa de forma obrigatória cumprir aulas práticas e conteúdo teórico. Por fim, o trabalho de conclusão de curso (TCC) e o estágio supervisionado completam a grade.

Disciplinas do curso de Veterinária

Veja em seguida uma lista com as principais matérias deste curso:

  • Biologia;
  • Nutrição básica;
  • Genética;
  • Estatística, entre outros.

Há também especializações na área que ampliam o leque de opções no mercado. Então, confira em seguida o que faz um médico veterinário em diferentes cargos e setores para você escolher onde vai atuar.

Saiba o que faz um médico veterinário em diferentes cargos e setores!

Especializações conferem autoridade aos peritos depois da graduação. Além disso, aumentam as chances de atuação no mercado de trabalho. Então, você verá em seguida quais os principais ramos da veterinária e os principais aspectos de cada um deles.

O que faz um médico veterinário no controle e tecnologia para população de animais

Um veterinário que atua com um grande volume de animais, como um rebanho, por exemplo, cria as melhores práticas para a nutrição e gestão desses animais. Assim como, na questão que envolve a reprodução e genética deles.

O que faz um médico veterinário na Medicina Veterinária Ambiental

Este profissional atua de forma direta no habitat desses animais contribuindo para preservar as espécies e trazer soluções. Ainda assim, trabalha com a questão da reabilitação dos que são tratados e cativeiro para o seu retorno ao meio ambiente.

O que faz um médico veterinário na Veterinária Industrial

Cuida do processo de produção de alimentos de origem animal, bem como, para os de consumo desses animais como rações e suplementos. Nesse sentido, atuam diretamente dentro de indústrias.

O que faz um médico veterinário na Medicina Veterinária Clínica

É o meio de atuação mais popular, ou seja, trata de animais de estimação em clínicas. Por isso, realiza exames, tratamentos, bem como, pequenas cirurgias se necessário. Ou seja, é um dos principais exemplos de o que faz um Médico Veterinário.

O que faz um médico veterinário no setor de zoonoses

Cuida para que as doenças de animais não sejam transmitidas para humanos, ou seja, atuam na saúde pública. Por isso, realiza funções como:

  • Métodos para prevenir e resolver problemas;
  • Checar formas de transmissão de doenças entre humanos e animais.

É um agente que trata da saúde direta de animais e humanos. Além disso, amplia as chances de contratação no setor público.

Perfil de um profissional que atua na área de Veterinária

O perito que decide ingressar na área de veterinária precisa de algumas habilidades e aspectos pessoais para ter sucesso, além de uma formação sólida. Confira em seguida se você tem alguma delas:

  • Autonomia;
  • Organização;
  • Empatia e amor por animais;
  • Planejamento, entre outros.

É claro que essas habilidades, com exceção da empatia, serão ensinadas no decorrer da faculdade, basta se dedicar a aprimorá-las.

A Unic está pronta para te ajudar na sua carreira!

Com mais de 30 anos de mercado, a Unic é a faculdade certa para você. Isso porque, é a maior instituição da região e a primeira de iniciativa particular no estado do Mato Grosso. Além disso, investe em tecnologia e ensino único para você se destacar no mercado.

Diferenciais da Unic

Há uma série de diferenciais que a Unic oferece aos seus alunos, confira em seguida as principais:

  • Apoio personalizado;
  • Sistema de ensino;
  • Avaliação continuada;
  • Canal conecta.

A Unic também conta com parcerias e convênios que oferecem descontos na mensalidade durante todo o curso, como o projeto para empresas. Assim, os colaboradores têm descontos diferenciados para cursos de graduação e pós-graduação.

Vantagens de ser uma empresa conveniada

Todos são beneficiados com essa parceria. Tanto o aluno que consegue realizar sua faculdade dentro do seu orçamento, quanto a empresa que conta com profissionais mais qualificados. Veja em seguida as principais vantagens:

  • Vestibular dentro da empresa parceira;
  • Sala de reuniões no campus para eventos e reuniões;
  • Inclusão e participação ativa no calendário da empresa.

A Unic tem tudo que você e seus colaboradores precisam para uma parceria de sucesso. Não deixe de conferir todas as possibilidades.

Agora você entendeu como é o curso, o que faz um médico veterinário, os principais mercados, bem como a Unic pode te ajudar na sua carreira. Então, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.