Odontologia: saiba tudo sobre a área de atuação do dentista!

Desconto nota do Enem

A Odontologia possui diversas áreas de atuação para este perito. Então, depois de formado você pode se especializar e ampliar as suas chances no mercado. Confira, neste artigo, que mostra onde o dentista pode atuar no mercado para você escolher sua carreira.

Odontologia: como começar sua carreira?

O curso de Odontologia tem duração de dez períodos, ou seja, cinco anos e conta com disciplinas básicas e outras cruciais para o ingresso no mercado. Além disso, o trabalho de conclusão de curso TCC e estágio são obrigatórios para a graduação.

Esse profissional aprende matérias como anatomia, bioquímica, bem como saúde bucal familiar. Então, depois de formado pode-se trabalhar em escolas, empresas, hospitais ou até mesmo abrir seu próprio consultório.

Depois de formado você deve se tornar especialista em algum setor, ou vários, para ter sucesso na profissão. Assim, pode atuar de forma ampla no mercado como você verá em seguida.

Odontologia e as áreas de atuação do dentista

De modo geral, a saúde da boca influencia não só no físico como na saúde emocional do paciente. Por isso, esse perito é de extrema importância para a sociedade. Confira, em seguida as principais áreas que um odontólogo pode atuar:

  • Ortodontia;
  • Odontologia do trabalho;
  • Endodontia;
  • Cirurgia;
  • Odontopediatria;
  • Estética;
  • Implantodontia;
  • Radiologia.

Você verá em seguida como funciona cada uma delas no detalhe. Assim, terá uma visão geral do setor de atuação de um dentista e em qual das áreas você se encaixa melhor para dedicar a sua especialização.

Ortodontia

Trata dos meios de alinhar os dentes, bem como, da criação e instalação de aparelhos para este fim. Assim, facilita a vida dos pacientes ao se alimentar, respirar e dormir, já que os dentes interferem em vários aspectos do corpo humano.

Odontologia do trabalho

Muitas empresas preferem contratar esse perito para tratar da saúde bucal de sua equipe. Afinal, ela começa pela boca e seu time deve estar sempre saudável para não reduzir a sua produção. Por isso, um dentista pode atuar em diversos tipos de negócios.

Endodontia

Uma área que trata da parte interna dos dentes, bem como, suas raízes. Portanto, um dos procedimentos mais comuns desse perito é o canal. Assim, identifica possíveis problemas, suas causas e como tratar.

Cirurgia na Odontologia 

Tratos cirúrgicos em geral são especialidade dessa área. Então, o dentista deve dominar tudo ligado à anestesia, pós-cirúrgico, fármacos e plano de cirurgia. Isso porque, trata regiões como boca, gengiva, maxilar, bochechas, lábios, além dos dentes.

Odontopediatria

Cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Por isso, além de todo o saber da profissão, o dentista deve ter paciência e empatia por este público. Então, o recomendado é que a primeira consulta ocorra seis meses após o primeiro dente e depois com um ano de idade.

Estética na Odontologia 

Uma área da Odontologia que trata da autoestima dos pacientes com tudo que se relaciona aos dentes. Assim, realiza clareamentos, aplicação de novas técnicas que são tendência no mercado, bem como, uso de lentes de contato dentais.

Implantodontia

Reposição de dentes perdidos por algum tipo de dano. Então, nesse ramo o profissional cria e implanta próteses, além de acompanhar o paciente no decorrer do processo. Por isso, esse setor está sempre em alta.

Radiologia

Nem sempre os diagnósticos são possíveis em uma simples consulta. Por isso, é necessário recorrer ao uso de imagens para um tratamento mais assertivo. Nesse sentido, este profissional é muito importante.

Como é o mercado de trabalho na Odontologia?

O setor está sempre aquecido, afinal, tratar das questões ligadas à saúde bucal é crucial para todo o funcionamento do corpo humano. Além disso, o ato de se especializar abre um leque de opções no mercado.

Qual o salário de um dentista?

Segundo dados do portal Catho, o salário médio de um dentista é de R$ 3,4 mil. Mas, isso pode variar de acordo com a região, área de atuação e experiência. Por isso, um profissional com mais de oito anos no mercado pode alcançar um salário de R$ 9 mil.

Faça Odontologia na Unic e realize o seu sonho de ter uma faculdade!

A Unic foi a primeira faculdade privada da região centro-oeste e tem mais de 33 anos de mercado. Além disso, investe em tecnologia e proporciona as melhores ferramentas para que seus alunos alcancem o sucesso no mercado de trabalho.

Diferenciais Unic

Confira em seguida os principais diferenciais da faculdade e como você pode se beneficiar com cada um deles na sua rotina da graduação em Odontologia:

  • Apoio personalizado;
  • Sistema de Ensino;
  • Avaliação continuada;
  • Canal conecta.

Cada aluno precisa de uma orientação individual para que o seu crescimento acadêmico seja mais assertivo. Por isso, o aluno Unic conta com apoio personalizado durante toda a graduação. Além disso, o sistema de ensino é interativo e dinâmico.

A Avaliação Continuada é um método que mede o seu desempenho durante todo o período e não somente nas provas. Por fim, o Canal Conecta oferece as melhores chances de emprego e estágio para seus alunos.

Odontologia na Unic e as formas de ingresso

Você pode optar por uma das formas em seguida para dar início à sua carreira com a Unic:

  • Segunda graduação;
  • Vestibular tradicional ou online;
  • Transferência externa;
  • Prouni e Fies;
  • Nota do Enem.

Para as pessoas que já tem graduação podem optar por dar aula ou um novo curso. Assim como, realizar o vestibular 100% online ou de forma presencial. Então, outra forma de começar os estudos é substituir a prova pela nota do Enem.

Caso opte por transferir o curso é possível aproveitar matérias da instituição de origem. Já o Prouni e o Fies são formas de financiar os estudos oferecidos pelo governo. No entanto, é preciso verificar com atenção se você preenche os requisitos.

A Unic também oferece bolsa de desconto para seus alunos para incentivo à graduação, subsídio do primeiro semestre, servidores públicos e militares, bem como, convênios com empresas.

Estude Odontologia na Unic!

Por ser uma faculdade completa, a Unic tem tudo que você precisa para iniciar a sua carreira na Odontologia. Isso porque, conta com clínicas de ponta e professores com prática de mercado para explorar todo o saber do setor.

Agora você conheceu as principais áreas de atuação de um dentista, bem como, o que cada uma delas representa no mercado. Então, dê o primeiro passo para o resto da sua carreira e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.