Guia do calouro

Por que cursar uma Pós em Administração de Banco de Dados

Desconto nota do Enem

Nos dias de hoje, a administração de banco de dados sobre qualquer área do mercado é algo fundamental para o sucesso de um profissional ou de uma empresa. Ter um bom controle e saber o que fazer com os dados a respeito de seu produto ou serviço é o que pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa, seja qual for o seu ramo de atuação. Atualmente, a quantidade de informações disponíveis sobre qualquer tema é gigantesca, assim como os métodos existentes para juntá-las e organizá-las. 

Os bancos de dados estão cada vez mais vastos e poderosos, o que cria uma dificuldade para a maioria das empresas: separar o conteúdo que é realmente relevante para seu negócio daquele que não terá utilidade para a companhia. É aí que entra o profissional que administra as informações. É a pessoa responsável não apenas por filtrar todo esse volumoso conteúdo, mas criar as ferramentas necessárias que mais se adaptem ao perfil da empresa, além de analisar e gerenciar esses dados para que sua liderança possa tomar decisões importantes para o destino da companhia da forma mais segura e correta possível. 

Administrar um banco de dados passa por todas as etapas de vida das informações, desde a análise inicial do projeto em questão até toda a implementação do grupo de dados coletados sobre ele, além de sua manutenção, segurança e posterior distribuição.

A administração de banco de dados

Mas afinal, o que compõe um banco de dados? Geralmente, esse é o nome que se dá a um grupo de informações sobre um determinado assunto, seja ele de um segmento qualquer, que esteja organizado, armazenado e seja utilizado de uma maneira estratégica e prática. É comum que as empresas invistam na organização desse compilado de dados para melhor organizar e utilizar as informações e registros de seus clientes, como, por exemplo, o acesso a sites, pedidos de compras, pesquisas de produtos, registro de vendas e diversas outras coisas.

No mundo atual, ter o controle de informações é algo fundamental para o sucesso, e, portanto, ser o profissional por trás de toda a administração, segurança, controle, manipulação e distribuição dessas informações é peça importantíssima para qualquer empresa moderna preocupada com seu crescimento. Com isso, é um profissional muito bem cotado, procurado e que encontra cada vez mais espaço e oportunidades no mercado de trabalho atual. O administrador de banco de dados tem papel importante e estratégico em qualquer organização, além de ser muito bem valorizado no país.

Ao cursar uma pós em administração em banco de dados, o profissional irá se capacitar a estudar, projetar, construir, implantar, organizar e distribuir bases de dados, através de ferramentas e recursos que ele mesmo pode criar e desenvolver. Com estudos fortemente embasados em cálculo e diversas linguagens de computação, assim como a análise e programação de sistemas e redes de computadores. 

Um profissional gabaritado na área poderá exercer diversas funções diferentes dentro de uma empresa: cuidar da segurança do sistema de base de dados, gerenciar arquivos e informações, desenvolver projetos, ser analista de suporte, cuidar de sistemas próprios, ser consultor de sistemas ou especialista em inteligência de dados.

Basicamente, tudo o que pode auxiliar os gestores de uma empresa a melhorar a produtividade, conhecer melhor seus clientes e fornecedores, entender o movimento do mercado atual e futuro e a tomar decisões de forma organizada e estruturada, com a maior segurança e menor quantidade de riscos envolvidos possível, passa pelas mãos de um administrador de banco de dados. 

Ninguém cria uma boa estratégia e modelo de negócios sem absoluto controle das informações, o que faz do profissional dessa área a peça chave de qualquer investimento de uma companhia. Formados em cursos como administração, ciências exatas, engenharia, tecnologia da informação, computação e processamento de dados, além de gestores de sistemas, auditores e programadores são alguns dos perfis mais indicados para um curso de pós-graduação em administração de banco de dados.

Em um mundo comandado pelo acesso e domínio da informação, a infraestrutura e investimento digital é uma estratégia fundamental para qualquer empresa se destacar em seu ramo de atuação. O mundo corporativo atual é muito dinâmico e o acesso e coleta de informações deve ser feito de forma ágil e precisa, quase que em tempo real. Uma organização que quiser ser relevante no mercado precisa contar em seu quadro de funcionários com um bom administrador de banco de dados. 

Por esses motivos, fazer uma pós-graduação em administração de banco de dados é um investimento certo para quem procura espaço em um mercado valorizado e repleto de oportunidades. A pós-graduação Unic  é a fonte perfeita de informações e conteúdo para o profissional que estiver interessado em seguir carreira no setor. Não perca tempo e invista em seu futuro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados