FIES para medicina: entenda como funciona
A faculdade de medicina é o sonho de muitas pessoas. Porém, além da alta concorrência pelas vagas, uma das preocupações dos interessados é com relação ao seu custo. Dependendo da instituição selecionada, as mensalidades podem extrapolar o orçamento planejado.
Mas saiba que você não precisa adiar a sua entrada no curso de medicina por esse motivo. Através do FIES, você pode se candidatar para entrar já na faculdade e pagar boa parte do valor somente após a conclusão do curso, quando você provavelmente já terá mais recursos.
A seguir, explicamos como o FIES funciona para a faculdade de medicina. Vem com a gente!
O que é o FIES?
Criado em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo que financia as mensalidades de alunos em faculdades particulares. Os requisitos para participar do FIES são:
- Ter participado do ENEM a partir da edição de 2010;
- Na prova do ENEM, ter média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação;
- Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Em 2024, o governo federal instituiu uma nova modalidade para o programa, o FIES Social. Essa iniciativa expandiu a capacidade do programa em contemplar candidatos de baixa renda. Os principais critérios para participantes nessa nova modalidade a renda per capita de até meio salário mínimo, e o cadastro ativo no CadÚnico.
Não preenche todos os requisitos acima? Saiba que você tem mais uma opção: o P-FIES. Esta modalidade de financiamento não exige ter feito o ENEM e não possui limite de renda familiar mensal para participação.
Como o FIES funciona?
O FIES abre inscrições a cada semestre. Após o processo, os candidatos selecionados contam com o auxílio do governo para pagar suas mensalidades até o final da graduação.
O financiamento pode variar entre 10% e 100% do valor total do curso. No ano de 2023, o valor semestral máximo para o curso de medicina foi ampliado e estabelecido em R$ 60.000. Com isso, é importante verificar o custo total do curso com a instituição que você pretende cursar, pois é possível que ele ultrapasse esse limite ou ainda que existam valores que não podem ser financiados.
Concluída a graduação, o estudante deverá devolver o valor investido pelo governo federal.
Modalidades do FIES
Agora, existem três modalidades de contratação.
Modalidade FIES
Com juros zero, é voltado para pessoas que realizaram o Enem, dentro dos critérios estabelecidos pelo programa, e que têm renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. Nesta modalidade, o custo é financiado diretamente pelo governo.
Modalidade FIES Social
Segue os mesmos critérios e condições da modalidade padrão do FIES. Porém, visando contemplar uma parcela maior da população, definiu uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo e o cadastro ativo no sistema do CadÚnico.
Modalidade P-FIES
Voltado àqueles que não atendem aos requisitos do FIES tradicional, é por meio desta modalidade que os estudantes conseguem buscar financiamento em bancos privados participantes do programa.
É importante lembrar que o P-FIES possui independência em relação ao FIES na oferta de vagas, inscrição, classificação e pré-seleção dos candidatos e contratação do financiamento.
Como se inscrever no FIES para medicina
Para se inscrever no FIES, é preciso criar uma conta gov.br através do site oficial do Acesso Único, que concentra este e outros programas, e se candidatar dentro do período de inscrições (veja o cronograma no próximo tópico). É por lá que você seleciona o curso e a instituição de seu interesse e acompanha todo o processo.
Já para o P-FIES, é no site do programa que você poderá ver as instituições participantes e as suas páginas de inscrição correspondentes.
Cronograma FIES 2024
Veja o cronograma para as inscrições do FIES no segundo semestre de 2024:
- Inscrições: 22 a 27 de agosto;
- Divulgação dos resultados: 09 a 12 de setembro;
- Prazo de complementação das informações de inscrição: 10 a 12 de setembro;
- Pré-seleção da lista de espera: 16 de setembro a 29 de outubro.
No caso do P-FIES, é possível solicitar financiamento em qualquer momento do ano, outra vantagem da modalidade.
Como pagar o FIES
Para pagar o financiamento, há duas fases.
Durante o curso
Ao longo da graduação, o aluno terá que pagar somente os valores acordados mensalmente, além dos valores referentes ao seguro de vida, que é obrigatório para essa modalidade de financiamento.
Após a conclusão do curso
Nesta fase, entra-se no período de amortização, onde o recém-formado precisa começar a quitar os valores mais elevados do financiamento. Se ele já possui um emprego fixo ou abrir uma empresa, os valores serão descontados diretamente da fonte de renda. Caso ele ainda não tenha uma fonte de renda, é necessário pagar um valor mínimo mensal.
Faça o curso de medicina da Unic através do FIES
Viu como é fácil se candidatar a este programa? Mesmo que ainda não tenha recursos para custear toda a mensalidade do curso de medicina hoje, com o FIES você consegue deixar boa parte do valor dos pagamentos para após a conclusão do curso. Uma ótima opção para que você comece a construir seu futuro ainda neste semestre.
Ao preencher a inscrição no programa, adoraríamos que você considerasse a realizar sua graduação em Medicina na Unic, pois contamos com ótima infraestrutura, com bibliotecas e laboratórios de simulação, corpo docente de excelência e estágio especial para alunos de medicina, fatores que com certeza te proporcionarão uma formação de qualidade.