Método PBL no ensino de Medicina

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Com os avanços tecnológicos e na forma de ensinar, novas metodologias surgem e são aperfeiçoadas a todo o tempo.

Um dos principais métodos aplicados no ensino atualmente é o PBL. Amplamente utilizado no ensino superior, incluindo nos cursos de medicina, o método vem ganhando espaço e contribuindo para uma formação médica sólida e eficiente!

Se você está iniciando agora na jornada acadêmica desafiadora e repleta de conquistas que é a medicina, conheça mais sobre como o método PBL pode ajudar na sua formação!

Afinal, o que é o PBL?

O Método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) coloca o aluno no centro do aprendizado, estimulando uma participação mais ativa e consequentemente auxiliando no desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação.

Este método tem se destacado como uma abordagem inovadora na educação, especialmente na área da saúde. Criado por Howard Barrows na década de 1960, o método representa uma nova e inovadora perspectiva sobre como preparar futuros profissionais para a prática clínica, no caso da área da saúde.

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Diferente das metodologias tradicionais centradas no professor, o PBL coloca o aluno no centro do aprendizado. Por meio da resolução de problemas reais e complexos, os estudantes desenvolvem pensamento crítico e aprendem de forma ativa.

O Método PBL promove aprendizado ativo e colaborativo. Fonte: Shutterstock.

Essa metodologia promove a autonomia do estudante, estimulando habilidades fundamentais para a prática profissional. Entre elas, destacam-se a capacidade de tomar decisões, a comunicação eficiente e o trabalho em equipe, todas indispensáveis no cuidado ao paciente. Isso é fundamental para preparar os estudantes para enfrentar situações do dia a dia com mais segurança e competência.

A aplicação prática do PBL no ensino de saúde mostra como essa abordagem pode transformar o aprendizado. Ela incentiva a integração entre teoria e prática, além de oferecer uma formação mais alinhada às exigências do mercado de trabalho.

Continue a leitura para entender alguns exemplos concretos de como o PBL é utilizado em cursos de saúde e os benefícios que ele traz para a formação de profissionais altamente capacitados!

Como funciona o processo de aprendizagem no PBL:

O formato do PBL pode ser dividido basicamente em 5 principais etapas:

  1. Introdução ao problema.
  2. Investigação do assunto e possibilidades.
  3. Discussão de caso.
  4. Aplicação dos conceitos estudados.
  5. Reflexão dos resultados.

A origem e evolução do PBL no ensino médico

O Método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) tem se destacado como uma abordagem inovadora na educação, especialmente em cursos da área da saúde. 

Criado por Howard Barrows na década de 1960, o método trouxe uma nova perspectiva sobre como preparar os futuros profissionais para a prática clínica.

Naquela época, Barrows (criador do PBL), percebeu que o modelo tradicional de ensino, baseado em aulas expositivas e na absorção passiva de informações, não era suficiente para formar profissionais devidamente preparados. Essa insatisfação o levou então a criar uma metodologia mais dinâmica e interativa.

A proposta inicial central do PBL era colocar os estudantes no centro do aprendizado, utilizando problemas reais como ponto de partida, ou seja, um “ensino problematizador” – ou ensino baseado em problemas, que estimula os alunos de forma dinâmica. Por meio de situações clínicas, os alunos eram incentivados a colaborar em grupo para encontrar soluções práticas e fundamentadas para os problemas propostos.

A implementação do PBL ocorreu na McMaster University, onde Barrow lecionava no curso de Medicina. Isso representou uma ruptura com os métodos tradicionais e marcou o início de uma nova era na educação médica. Essa abordagem rapidamente ganhou reconhecimento mundial, por estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.

O sucesso do PBL na formação de profissionais mais capacitados e preparados para enfrentar os desafios da prática clínica consolidou seu papel como uma das metodologias mais inovadoras no ensino em saúde. Desde então, o método tem sido amplamente adotado por instituições ao redor do mundo.

A influência de Paulo Freire na história do PBL

Grandes nomes fizeram parte da evolução do ensino médico de forma geral. Quando o assunto é a metodologia PBL (problem based learning), podemos destacar o filósofo e educador Paulo Freire como importante peça na implementação do método no Brasil.

Paulo Freire influenciou o método através de sua proposta de educação centrada no estudante por meio da problematização e reflexão crítica. É justamente isso que o PBL propõe: um desafio para que os alunos questionem e analisem situações reais. O objetivo aqui não é apenas encontrar uma resposta, mas sim gerar um raciocínio que os façam entender o contexto do problema e da solução.

Leia mais: Afinal, quanto custa uma faculdade de Medicina?

Os estudantes analisam casos clínicos para resolver problemas reais. Fonte: Shutterstock.

9 benefícios do PBL para a formação de profissionais de saúde

Já deu para perceber o poder do PBL na formação superior, certo?

Mas, além de entender sobre a história e implementação do método, é importante também conhecer as principais vantagens de seu uso. Dentre os benefícios que mais se destacam, podemos citar:

  1. Fornece maior autonomia aos alunos durante os estudos.
  2. Promove o aprendizado centrado no aluno.
  3. Favorece uma educação médica inovadora.
  4. Melhor preparo para os desafios da carreira médica e mercado de trabalho.
  5. Promove o desenvolvimento de habilidades clínicas.
  6. Estimula o raciocínio ágil e lógico, o que gera maior impacto no currículo médico.
  7. Estimula o trabalho em equipe, através de atividades dinâmicas em grupo.
  8. Aproxima o aluno de situações reais da rotina de trabalho.
  9. Maior retenção do conhecimento adquirido.

Instituições de ensino mundialmente reconhecidas utilizam e apoiam o PBL para uma formação médica sólida e eficiente, como a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), McMaster University, Harvard Medical School, Universidade de Sydney e muitas outras.

Seguindo a mesma conduta e priorizando uma educação inovadora e funcional, a Unic também utiliza o PBL ao longo dos seis anos de medicina, aplicando o método em diversas disciplinas da grade curricular do curso

Leia mais: Entenda a importância e possibilidades da aplicação de metodologias ativas no ensino médico!

Desafios e estratégias na implementação do PBL

Assim como todas as estratégias e formas de educar, o PBL também carrega alguns desafios, embora seus inúmeros benefícios.

Os principais desafios envolvem:

  • Escassez de recursos: muitas instituições não possuem espaço físico adequado, assim como tecnologias e materiais que facilitem a implementação e uso do PBL como parte do ensino.
  • Corpo docente pouco capacitado: os professores devem ter o preparo adequado para a aplicação do método, já que isso implica em uma mudança no formato das aulas. Muitos educadores ainda não estão familiarizados com este formato.

Porém, os aspectos positivos se sobressaem, fazendo com que as adaptações necessárias por parte da universidade valham a pena! Com planejamento, é possível traçar uma estratégia para implementar o PBL a curto, médio ou até mesmo e longo prazo, a depender da necessidade da instituição.

O futuro do ensino em saúde com o PBL: as vantagens são comprovadas!

Estudos realizados mostram que cada vez mais os métodos baseados em uma aprendizagem ativa promovem diversos benefícios para a educação superior.

Exemplo disso é um recente estudo, publicado em 2024, que conclui que os alunos envolvidos em programas de PBL tendem a demonstrar maior capacidade de retenção do conhecimento adquirido. O estudo cita também que o PBL encoraja os estudantes para uma atuação com mais autonomia e de forma contínua – favorecendo para a conquista de uma carreira de sucesso!

Grandes destaques de órgãos, instituições e associações apoiam métodos inovadores que favoreçam o avanço da medicina, como é o caso da National Academy of Medicine (EUA), Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Revista The Lancet, o Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e muitos outros!

O foco está no desenvolvimento do raciocínio clínico e crítico. Fonte: Shutterstock.

PBL: Sinônimo de inovação na formação de profissionais de saúde

Como vimos até aqui, o PBL tem se consolidado como uma metodologia inovadora no ensino em saúde, sendo amplamente utilizado nos cursos de Medicina. Suas perspectivas de expansão e aproveitamento global são animadoras!

A tendência é que o PBL seja cada vez mais utilizado, promovendo um melhor desenvolvimento de competências profissionais que preparam o aluno para os desafios do mundo corporativo, através do treinamento clínico interativo.

A Unic adota o PBL como forma de promover uma formação ainda mais completa aos alunos de Medicina. Além do uso de metodologias educacionais inovadoras, a Faculdade de Medicina Unic conta também com importantes destaques, como:

  • Tradição de mais de duas décadas no ensino superior.
  • Laboratórios e salas de aulas com tecnologia de ponta.
  • Oportunidades de estágios para os alunos de medicina.
  • Sucesso de 60% na aprovação de alunos em programas de residência médica.
  • Diferentes formas de ingresso, incluindo o uso da nota do Enem ou segunda graduação.

Ficou interessado em saber mais? Então acesse a página do curso de Medicina da Unic e faça um tour virtual para uma experiência ainda mais completa!

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