economia de mato grosso

Características da economia do Mato Grosso para conhecer

Afinal, qual é importância de acompanhar dados econômicos de uma região? A resposta é simples: a economia do Moto Grosso, por exemplo, indica quais são as áreas do mercado de trabalho com as melhores oportunidades de emprego no estado. Para quem está em busca de capacitação profissional, esse conhecimento pode ser decisivo na hora de escolher um curso.

A relevância que a profissão tem na economia determina as oportunidades que o recém-formado vai encontrar no mercado de trabalho. Não há dúvidas que a identificação com o curso precisa ser considerada na escolha de uma profissão, mas é importante saber que as possibilidades do mercado podem facilitar o crescimento de uma carreira.

Ou seja, não deixe de pesar a empregabilidade na escolha de um curso superior. Para ajudar você a escolher uma carreira com boas perspectivas no mercado de trabalho, explicamos neste post como a economia do Mato Grosso vem influenciando a relevância de algumas áreas nos últimos anos. Confira e tire suas dúvidas!

A economia do Mato Grosso ao longo dos anos

O estado do Mato Grosso é conhecido por ser o maior produtor de soja, milho, algodão e de rebanho bovino. A modernização das técnicas usadas no campo são as principais responsáveis por esse avanço.

Em 2019, quando diversos setores e estados do país passaram por uma crise severa, Mato Grosso (MT) ganhou destaque como referência nacional, segundo o próprio governo do estado, em termos de combate ao desemprego e aquecimento da economia.

MT continuou registrando crescimento em relação ao número de empreendimentos que chegavam ao estado e de exportações realizadas.

Relatório recente do DEPEC-Bradesco sobre a economia do Mato Grosso mostra que, entre 2017 e início de 2020, o valor bruto da produção agrícola do estado (a sua principal matriz econômica) só fez aumentar. Foi de R$ 98,805 milhões para mais de R$ 165 milhões.

Os números ao longo dos anos mostram que o estado tem bons resultados na geração de empregos e crescimento econômico em Mato Grosso. A tendência é que as oportunidades cresçam daqui para frente, e as empresas sejam cada vez mais criteriosas em relação à formação dos profissionais locais.

As principais atividades profissionais na economia do Mato Grosso

Quando conhecemos a fundo a economia do Mato Grosso, as principais atividades que aparecem são: pecuária, extrativismo e agricultura. Esse conjunto em destaque mostra que o agronegócio ocupa espaço significativo no estado.

Mas os outros setores também têm suas parcelas de influência, com oportunidades de crescimento e tendências internas para os profissionais. No cenário mais geral, os números do mercado de trabalho em Mato Grosso estão cada vez melhores.

Ainda segundo os dados do DPEC-Bradesco, após uma queda de crescimento no início de 2020, período marcado pela pandemia, o número de emprego com carteira assinada em Mato Grosso voltou a crescer em 2021, principalmente no setor de comércio e serviços.

Com um mercado de trabalho aquecido, é importantes conhecer as principais atividades profissionais do estado. Abaixo, confira as oportunidades para se capacitar em algumas áreas!

Agropecuária

A Agropecuária é formada pela junção das atividades de agricultura (cultivo de plantas) e pecuária (criação de animais). A área gera recursos para o consumo direto e vários tipos de indústria em Mato Grosso: alimentícia, farmacêutica, têxtil etc. Aqui na Unic temos o curso superior em Agronomia para quem deseja atuar em MT e no restante do todo o país.

Teste Vocacional Rápido

Turismo

A atividade turística em Mato Grosso tem seu foco na bacia do Alto Paraguai, e a Grande Cuiabá se constitui como o principal polo emissivo de turismo do estado. Os eventos turísticos, entre feiras e exposições, também movimentam o mercado. Aqui na Unic, oferecemos o curso profissionalizante em Gestão de Turismo.

Educação

As áreas na educação também estão entre as principais atividades da economia do Mato Grosso. As oportunidades aparecem tanto no âmbito do serviço público, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (SEDUC), quanto no âmbito privado, em escolas, faculdades, pré-vestibulares etc.

Aqui na Unic, você pode garantir sua formação na área de educação com o curso superior de Pedagogia e com nossas Licenciaturas, como Educação Física e Letras Português.

Vale lembrar que os alunos da Unic tem acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online de empregos com vagas para diferentes perfis e áreas do mercado de trabalho.

As áreas em ascensão no estado do Mato Grosso

Além das principais atividades profissionais que separamos logo acima, existem áreas que se destacam na economia do Mato Grosso. Entenda mais sobre elas a seguir.

Comércio e serviço

Comércio e serviço é o “setor terciário” da economia, que abrange as atividades de serviços e comercialização de produtos (alimentação, bebidas, beleza, bem-estar etc.). Com a recuperação das vendas no varejo em 2020, Mato Grosso ainda teve crescimento maior que média nacional (segundo o relatório do DPEC-Bradescon).

Quem deseja atuar na área tem à disposição uma ampla gama de cursos de capacitação, desde cursos mais relacionados com a gestão empresarial, como a graduação em Administração, até os que tratam de outras áreas importantes para as empresas, como Marketing e Gestão de Recursos Humanos.

Área de saúde

Em 2020, o governo estadual do Mato Grosso contratou 530 profissionais de saúde. A medida teve como objetivo aumentar o quadro de servidores nos hospitais estaduais para atuar no combate à COVID-19.

No âmbito privado, as contratações também passaram por um aumento significativo. No mesmo ano, a Portaria N° 374 do MEC autorizou antecipar a formatura de alunos da área de saúde em todo território nacional.

Essas e outras medidas demonstram uma considerável valorização dos profissionais da área de saúde em Mato Grosso e no restante do país. Isso garante perspectivas de emprego para os recém-formados nos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Escolha essa região promissora!

A economia do Mato Grosso voltou a passar por um aumento no número de empregos de carteira assinada. Setores específicos ganham maior destaque nessa recuperação, como a agropecuária, o turismo e a área de saúde. Por isso, ressaltamos as formações de nível superior que preparam para as áreas aquecidas do mercado de trabalho!

Agora, o que acha de conhecer mais capacitações profissionais? Nós da Unic separamos o que você precisa saber! Confira agora nossos cursos de graduação na modalidade presencial e a distância.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.