Entenda como usar o FIES para entrar na Unic!
Se você está sonhando em fazer a faculdade dos seus sonhos na Unic, contar com o FIES pode ser a melhor forma para transformá-lo em realidade. Afinal, além de se preparar para lidar com a rotina de estudos e provas, é preciso fazer com que as mensalidades caibam no bolso.
Com essa opção, é possível financiar a sua formação e só começar a pagar quando já estiver formado e trabalhando. Nós vamos explicar como contar com esse programa e tirar suas principais dúvidas. Confira a seguir!
- 1 Como funciona o FIES para entrar na Unic?
- 2 Quem pode se inscrever no FIES?
- 3 Como devem ser efetuadas as inscrições no processo seletivo do Fies?
- 4 Como saber os resultados do processo seletivo do FIES?
- 5 O que fazer se for aprovado?
- 6 Como funciona o pagamento do FIES?
- 7 Como funciona a seleção para entrar na Unic?
- 8 Use sua nota do Enem e entre na Unic com o FIES!
Como funciona o FIES para entrar na Unic?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC). Ele permite financiar as mensalidades de uma graduação com mensalidades com juros zerados ou taxas reduzidas.
O programa tem passado por diversas atualizações nos últimos anos. A última foi a criação do FIES Social, tornando o financiamento ainda mais acessível para estudantes de baixa renda.
Atualmente, ele é dividido em três modalidades principais. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir.
FIES (modalidade I)
O FIES, na modalidade I, é voltada para estudantes que tenham renda familiar mensal por pessoa de até 3 salários-mínimos. Um dos seus diferenciais é que não há cobrança de juros nessa modalidade. Assim, há menos chances de endividamento no futuro do que se contratasse um financiamento estudantil por outras vias.
P-FIES (modalidade II e III)
Essa modalidade também é voltada para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até 3 salários-mínimos. Porém, nessa modalidade, é cobrada uma taxa de juros em cima do valor financiado, que é variável e depende da instituição financeira que concede o benefício.
Essa modalidade está aberta durante todo o ano, e o estudante pode solicitar quando quiser.
FIES Social
Criado em 2024, o FIES Social é voltado para pessoas que tenham renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e que esteja cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O estudante que participa dessa modalidade pode solicitar a contratação de até 100% dos encargos educacionais. Isso torna o pagamento mais fácil para os candidatos de baixa renda.
Quem pode se inscrever no FIES?
Para se inscrever no FIES e poder fazer a graduação financiada na Unic, é preciso atender aos requisitos do programa. Segundo o Ministério da Educação, podem participar do FIES quem:
- Tiver participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
- Tiver média das provas do exame igual ou maior do que 450 pontos;
- Não zerou a redação;
- Tiver renda de, no máximo, três salários-mínimos (com exceção do FIES Social, que deve ter renda de, no máximo, meio salário-mínimo por pessoa na família).
Vale lembrar que o FIES também garante a inclusão por meio das cotas. Seguindo a Lei de Cotas vigente, um percentual das vagas é destinada a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência. O percentual varia de acordo com a proporção dessas populações no Brasil, mensurado pelo Censo do IBGE.

Como devem ser efetuadas as inscrições no processo seletivo do Fies?
As inscrições para o FIES (exceto o P-FIES) acontecem duas vezes por ano, uma a cada semestre. Geralmente acontece logo após encerrar o período de inscrição do ProUni. Então, fique atento ao calendário para não perder os prazos!
Você deve fazer todo o processo no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Acesse com a sua conta Gov.br. Caso tenha esquecido a senha, recupere-a quanto antes, para não perder os prazos.
Para fazer o processo, siga esse passo a passo:
- Acesse o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, com a sua conta Gov.br;
- O sistema vai preencher automaticamente a sua maior nota do Enem. Porém, confira se as informações estão corretas;
- Preencha seus dados pessoais;
- Escolha seus cursos de preferência. O candidato pode escolher até 3 opções de cursos no mesmo grupo de preferência ou grupos diferentes. Nessa etapa, você escolherá os cursos da Unic. Selecione a unidade, curso e turno que melhor atende à sua rotina.
- Lembre-se de escolher os cursos por ordem de prioridade;
- Revise as informações. Se tudo estiver certo, clique em “Concluir”;
- Salve o comprovante de participação.
Como saber os resultados do processo seletivo do FIES?
O resultado do FIES são divulgados no Portal Único de Acesso, na aba do FIES. A data é indicada no edital e qualquer alteração é noticiada na imprensa. Para ter acesso ao resultado, acesse o sistema com a sua conta Gov.br.
Quem é pré-selecionado precisa ficar atento para os prazos. Caso você perca as datas, a sua vaga pode ser passada para o próximo classificado.
O que fazer se for aprovado?
Caso seja aprovado, você deverá seguir as etapas para contratar o seu financiamento. Isso é feito em três etapas: complementar a inscrição no SisFIES, validação no CPSA e a contratação do financiamento.
Vamos explicar mais sobre cada uma das etapas a seguir.
Complementar a inscrição no SisFIES
Quem for pré-selecionado deve acessar o SisFIES e complementar as informações de cadastro. Isso deve ser feito até 5 dias a partir da divulgação da pré-seleção. Tenha em mãos os dados financeiros neste momento.
Validação no CPSA
A segunda fase é validar as informações oferecidas junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Isso deve ser feito na Unic, levando as informações dos documentos exigidos. Eles podem ser na modalidade física ou digital.
Após a validação no SisFIES, você terá 5 dias úteis para fazer essa confirmação. Então, fique atento também a esses prazos!
Contratação do financiamento
A terceira fase é comparecer ao banco para assinar o contrato de financiamento. Isso deve ser feito em até 10 dias após a validação no CPSA. Você deve ter todos os documentos necessários em mãos, então confirme com antecedência essas informações.
Se você perder o prazo, o benefício do FIES é perdido e será passado para o próximo candidato. Algumas instituições permitem que a confirmação seja online, enquanto outras exigem a presença na agência.
Entre os documentos que devem ser levados, estão:
- Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA;
- Documentos pessoais (RG, CPF);
- Comprovante de residência;
- Comprovante de rendimentos da família (exceto no caso do FIES Social);
- Termo de concessão do ProUni, se você tiver sido contemplado também.

Como funciona o pagamento do FIES?
Um dos principais diferenciais do FIES são as condições facilitadas de pagamento para os estudantes. O pagamento do financiamento começa após a conclusão do curso, permitindo que você possa estudar com tranquilidade.
Porém, vale a pena conhecer mais detalhes para se programar e não ter surpresas após a sua formatura. O programa possui etapas bem definidas e previstas no contrato, mas quanto antes você conhecer todas as informações, mais confiante estará para lidar com todos os trâmites.
Vamos detalhar tudo que você precisa saber a seguir, mostrando como funciona cada fase. Porém, vale o lembrete: até 2018, havia três fases de pagamento. Nos contratos mais recentes, são apenas duas.
Fase de utilização
A fase de utilização acontece enquanto você está cursando a faculdade. Nesse momento, você precisará fazer alguns pagamentos dos juros do financiamento, que é feito a cada três meses (com exceção do FIES Social, que tem os juros financiados também).
O valor, em janeiro de 2026, é de aproximadamente R$ 150, que é relativamente baixo e é possível se programar para ele ao longo do curso.
Além disso, caso tenha financiado apenas uma parte da mensalidade, deverá pagar diretamente à Unic o percentual que não foi financiado. Esse valor é chamado de coparticipação.
Fase de carência (válido para contratos até 2017)
Quem assinou o contrato até as edições de 2017 do FIES tem um período de 18 meses (um ano e meio) após se formar para poder começar a pagar o financiamento. Nesse período, o estudante só precisa pagar o valor referente aos juros, a cada três meses.
Esse período era uma forma de dar maior tranquilidade para quem acabou de se formar para encontrar um novo emprego e começar o pagamento. Porém, nos contratos assinados a partir de 2018, essa fase deixou de existir.
Fase de amortização
A fase de amortização é quando o financiamento começa a ser pago de verdade. O estudante começa a pagar assim que conclui a graduação. Os valores das mensalidades e as condições vão variar conforme o contrato assinado.
Como funciona a seleção para entrar na Unic?
Para entrar na Unic pelo FIES, você deve usar a sua nota do Enem. Quanto maior for a sua nota, maiores as chances de ter o financiamento aprovado, já que a classificação é feita de acordo com a pontuação no exame.
Além disso, você precisa participar do processo seletivo do FIES, que acontece duas vezes por ano. Se você mandou bem no Enem, então sua vaga na Unic está muito perto de ser garantida!
Veja também: descubra o futuro das profissões na era da IA e as soft skills necessárias!
Use sua nota do Enem e entre na Unic com o FIES!
Se a ideia é começar a graduação sem adiar seus planos, o FIES pode ser o caminho. Com a sua nota do Enem, você pode conseguir um financiamento com melhores condições e conquistar seu ingresso no Ensino Superior com mais tranquilidade.
Então, fique de olho nos prazos, separe a documentação e acompanhe as etapas do processo seletivo. Não perca essa oportunidade de começar a sua graduação na Unic com o FIES! Conheça nossas opções de cursos e, também, nossas bolsas próprias e comece sua formação já!
