O que faz um Psicólogo? Confira as funções em diferentes cargos!

Desconto nota do Enem

A Psicologia é o estudo da mente e do comportamento. Porém, apenas essa definição é meio vaga e fica complicado imaginar como é o dia a dia de um profissional desse ramo. Para saber o que faz realmente um psicólogo é preciso se aprofundar um pouco mais nas atribuições deste cargo.

Porém, as atribuições podem mudar de acordo com a área de atuação. E, se você está pensando em fazer uma Faculdade de Psicologia, mas antes quer saber mais sobre a rotina desse profissional, é preciso analisar suas principais variações. Por isso, juntamos aqui as fundamentais atribuições de um psicólogo em diversos cargos diferentes.

Saiba o que faz um Psicólogo em diferentes cargos e setores!

O trabalho de psicólogo também pode variar de acordo com seus cargos e suas atribuições. Por isso, é muito importante saber avaliar as funções de cada profissão, dentro do contexto em que você deseja trabalhar no futuro.

Durante a faculdade, é um ótimo momento para identificar as áreas com as quais você tem mais afinidade. Além disso, também é possível buscar estágios nas mais diferentes áreas, para ter um pouco de experiência em cada uma. Assim, depois de formado, você já sabe melhor o que vai desejar fazer.

Contudo, não se preocupe, você não precisa esperar acabar a faculdade para saber um pouco mais sobre o dia a dia de cada uma das áreas da Psicologia. Listamos aqui algumas características mais importantes do trabalho de um profissional nas principais áreas da profissão.

O que faz um psicólogo?

O psicólogo tem como função primária estudar o comportamento de seus pacientes para realizar o diagnóstico de doenças em distúrbios mentais e emocionais. Bem como, distúrbios de personalidade. E então, tratar e prevenir para que o paciente tenha uma boa qualidade de vida.

O que faz um psicólogo clínico? 

Atuando como um psicólogo clínico, o profissional é o responsável por buscar formas de entender, diagnosticar, prevenir e tratar problemas psicológicos que seus pacientes possam apresentar. Ele vai ser responsável por ajudar seus pacientes com qualquer estresse ou disfunção de natureza psicológica que eles possam apresentar.

Utilizando uma integração de seus conhecimentos clínicos, teóricos e científicos, ele pode buscar formas de ajudar os pacientes a lidarem com situações do dia a dia. E até mesmo a encontrar formas de conviver com disfunções, diminuindo e aliviando seus sintomas, sempre com foco no bem estar do paciente.

Atribuições de um psicólogo escolar

Como já falamos, o papel do psicólogo é atuar observando o comportamento de seus pacientes. Porém, quando falamos de um psicólogo escolar, essa função passa a ser feita dentro do ambiente da escola, com foco na educação.

Nesse sentido, o profissional vai atuar com alunos, pais e professores, buscando entender o comportamento dos alunos, identificar situações que podem atrapalhar o aprendizado, encontrando formas de ajudar a melhorar o aproveitamento escolar de todos.

Além disso, o profissional também pode oferecer aconselhamento para alunos, de forma a ajudá-los a enfrentar problemas sociais.

O que faz um psicoterapeuta?

A psicoterapia é um dos métodos de trabalho de um psicólogo. Ela tem sua base principalmente na interação pessoal. Ou seja, é quando um psicólogo atua fazendo atendimentos individuais e personalizados para cada paciente.

O objetivo da psicoterapia é, na maioria das vezes, ajudar os pacientes a mudar comportamentos que sejam considerados destrutivos, ou prejudiciais tanto ao paciente quanto às outras pessoas. Além de melhorar seu nível de alegria e de bem estar e ajudar os pacientes a superar os mais diversos problemas que podem se apresentar durante a sua vida.

O que faz um psicólogo hospitalar?

O nome da função já nos dá uma dica de seu trabalho. Ou seja, o psicólogo hospitalar atua no âmbito de um hospital. Assim como as funções de qualquer outro psicólogo, ele vai prestar suporte emocional, psicológico e comportamental para todos que o necessitam dentro do hospital. Podem ser os pacientes, seus familiares, ou até mesmo um membro da equipe de trabalho do local.

O psicólogo vai aplicar seus conhecimentos e técnicas de forma a tornar o ambiente de hospital, e de internação, algo mais aceitável para todos. Ajudar pacientes que possam ter traumas ou medos relacionados ao hospital. E até mesmo oferecendo aconselhamento para lidar com notícias, diagnósticos e prognósticos ruins.

Atribuições do psicólogo jurídico

O psicólogo jurídico, que às vezes também pode atuar como psicólogo forense, é o profissional que vai trazer a psicologia para o ramo da lei e da justiça. Ele pode ajudar em casos judiciais, em que é necessário avaliar ou atestar sobre a capacidade psicológica de determinado paciente.

Além disso, esse profissional também pode estudar como uma nova lei pode impactar a vida das pessoas, suas rotinas e, principalmente, o seu psicológico e a sua saúde mental. Oferecendo aconselhamento para os responsáveis pela lei e encontrando formas de tornar seus impactos menos prejudiciais para a população em geral.

Continuando, o profissional também pode atuar em litígios, ajudando ambas as partes a chegarem a um acordo amigável, ou a lidar com as consequências das decisões tomadas.

A Unic é a instituição que te ajuda a realizar o sonho da Faculdade de Psicologia!

Como você pode ver, apesar de o psicólogo estar sempre atuando com foco no psicológico e emocional de seus pacientes, suas atribuições podem variar muito de acordo com o seu cargo.

Por isso, é muito importante que você escolha muito bem o seu curso de psicologia, pois a sua faculdade precisa te preparar para atuar em qualquer um desses campos, com confiança e segurança.

A dica de hoje é estudar na Unic, uma Faculdade de Psicologia com matérias pensadas para te ajudar a aprender todas as competências necessárias para atuar nos mais diversos cargos e funções.

Bem como estar seguro com todas as atribuições do seu cargo como psicólogo. Para saber mais você pode visitar a página do curso de Psicologia da Unic.

Além disso, você pode aproveitar essa oportunidade para fazer a sua inscrição no vestibular. Ou se preferir escolher entrar utilizando a sua nota do Enem. Não deixe para depois. O seu curso de Psicologia está mais perto do que você imagina. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados