O que um dentista faz? Conheça as funções em diferentes cargos!

Desconto nota do Enem

Para aqueles que sonham em cursar Odontologia, saber o que um dentista faz em suas áreas de atuação é crucial. Dessa forma, existem algumas funções que estão se destacando no mercado da Odontologia e podem ser boas apostas para o futuro.

Sabendo disso, o dentista é uma profissão sempre muito procurada, assim como outros atuantes da saúde. Assim, é preciso saber qual cargo escolher dentro da profissão e como se pode trabalhar dentro dela.  

Veja quais as áreas de atuação de um dentista 

Em geral, o dentista já é uma profissão com espaço no mercado devido a alta demanda, seja Júnior, Pleno ou Sênior. A vista disso, pode-se ver como o curso de Odontologia tem sido um dos mais buscados nos últimos tempos.

Mesmo com o maior número, contudo, o mercado de trabalho tem muitos caminhos de atuação. Desse modo, a falta de emprego não deve ser uma preocupação imediata uma vez que existem muitos casos para cada tipo de especialidade.

Então, entre as principais espaços para um dentista estão:

  • Clínica Geral;
  • Periodontia;
  • Ortodontia;
  • Implantodontia;
  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais.

Sobretudo, é importante saber que com uma ótima faculdade as chances de ganhar espaço são bem maiores. Para tanto, confira mais sobre o que um dentista faz em suas principais especialidades e quais suas projeções para o futuro.

Clínico Geral 

De início, o dentista clínico geral é o mais comum dentro da Odontologia. Assim, esse atuante é o primeiro a atender o paciente em muitos casos. Por isso, é normal que operações mais simples sejam os mais pedidos nessa área.

Para muitos recém formados, essa pode ser uma ótima opção antes de partir para algo mais único, já que é mais fácil ganhar experiência e aprender a atender os pacientes. Nesse sentido, fazer mais consultas pode mostrar qual a área de mais afinidade com o tempo.

Esse tipo de dentista precisa saber diagnosticar grande parte dos casos no atendimento uma vez que pode encaminhar o resultado para outro dentista especializado. Logo, para iniciar nesse ramo basta estar no Conselho Regional do estado.

Ademais, concursos públicos também são boas opções para pessoas da área caso não queiram escolher uma função específica ainda.

Periodontia, o que um dentista faz?

Outra área bem famosa no mercado é a periodontia, que atua de forma direta na base de sustentação dos dentes. Dito isso, problemas na gengiva e ligamentos desse local são tratados por um periodontista.

A periodontia pode ter dois caminhos diferentes, a clínica ou a estética. Portanto, essa área é bastante vasta o que pode ser melhor para certos alunos terem mais opções para trabalhar e se destacar.

Em primeiro lugar, a peridontia clínica ajuda a tratar doenças ligadas à gengivas e as estruturas bases dos dentes. Então, estudos dela estão ligados a medicina e pacientes com condições únicas, como tabagistas e diabéticos.

Por outro lado, a periodontia estética fascina muitos estudantes da área. Por ter diversas novidades e estar bem presente na mídia, os procedimentos da periodontia estética levam a maior harmonia do rosto e sorriso do paciente .

O que um dentista faz na ortodontia 

A marca registrada dos dentistas, o aparelho, é uma das principais ferramentas da ortodontia. Logo, essa é uma área bem consolidada dentro do mercado e possui diversas opções de segmentos.

Por isso, a essência da ortodontia é a correção de espaços ou desarmonia dos dentes e base maxilar. Desse modo, esse problema vai além da estética, podendo afetar a mordida e a perda de dentes de forma breve.

Pode ser uma ótima opção para dentistas que gostam de conhecer mais seus pacientes uma vez que os tratamentos podem ser mais longos. Assim sendo, entre os casos mais comuns dentro da Ortodontia estão:

  • Diastema;
  • Sobremordida;
  • Mordida Cruzada;
  • Desvio de linha mediana;
  • Mordida aberta.

Os conhecidos aparelhos são usados de maneira usual nessa especialidade. Assim, deve-se levar em conta que longos tratamentos demandam paciência e uma observação clínica do paciente e sua evolução. 

Implantodontia 

A perda de dentes e estruturas ligadas a eles está ligada a Implantodontia. Isto posto, o que um dentista faz nessas situações é crucial visto que pode comprometer outras atribuições do local.

Por ser uma inovação, as próteses têm alcançado mais tecnologia e dando mais bem-estar ao paciente. Assim sendo, algumas dos benefícios da área no cotidiano são:

  • Melhora da fala;
  • Mastigação;
  • Posição de arcada;
  • Autoestima.

Essa área, portanto, tem grandes chances no futuro, uma vez que como a população está vivendo mais, é comum que pessoas com idade avançada já tenham que substituir dentes naturais por próteses.

Ademais, o consumo cada vez maior de açúcar e derivados também compromete a saúde bucal, que pode levar a perda de dentes mais rápido por falta de atenção. Por isso, a implantodontia tem ocupado cada vez mais lugar nas clínicas e centros de saúde.

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais 

O cirurgião buco-maxilo-facial,em geral, tem um elo forte com o ambiente hospitalar e médico. Sabendo disso, ele pode atuar em casos pontuais de traumatologia de urgência em postos e centros pelo SUS.

Acidentes e lesões mais incisivas na área do rosto e maxilar são a maior parte da rotina desse dentista. Ademais, o que um dentista faz nessa área pode ter muitas vertentes como a idade do paciente, sendo diferente os casos de crianças e idosos por exemplo.

Por ser uma área complexa, pode atrair muita curiosidade dos alunos. Contudo, pode ser um estilo de vida mais cheio com cirurgias longas e até imprevisíveis. Dito isso, é muito importante avaliar suas expectativas durante a graduação.

A Unic oferece o melhor caminho para sua graduação 

Uma graduação de qualidade é essencial para, assim, se destacar no mercado e enfrentar desafios diários na vida profissional. Nesse sentido, a Unic oferece as melhores vagas para uma formação de destaque

Prepara os alunos para o mercado de trabalho

A iniciativa da faculdade estimula o emprego e confiança do graduando com a prática direta.Com isso, a Unic possui o Canal Conecta, ou seja, uma chance de ligar alunos e empresas para entrar o mais breve possível na Odontologia.

Para tanto, essa instituição oferece bolsas de estudos que podem ajudar a seu curso se tornar mais real ainda. 

Fora toda a estrutura, os professores dessa instituição se destacam pelo alto nível de preparo. Além disso, todos são didáticos, prontos para dar aos alunos o melhor de cada conteúdo. Por fim, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.