Psicologia: conheça em detalhes a área de atuação do Psicólogo!

Desconto nota do Enem

A Psicologia é uma das áreas tidas como promissoras no Brasil e com bom mercado. Além disso, as possibilidades de atuação vão desde esporte até o setor de educação. Por fim, resta saber cada detalhe desses campos, como as funções do psicólogo neles.

Ao longo da carreira, o Psicólogo tem como função tratar da saúde mental das pessoas. Do mesmo modo, é um dos ramos com alta demanda no país atual. Dessa forma, quem for da área e tiver atributos como estes, vai se sair bem:

  • Empatia;
  • Comunicação;
  • Intuição;
  • Compreensão;
  • Ética.

E não para por aí, visto que ainda há outras características como paciência e acolhimento. Por fim, é crucial que essa pessoa tenha uma boa base para atuar na área. Afinal, esse ponto é o que vai mostrar o quão capaz é o profissional.

A Psicologia e os detalhes sobre os seus campos de atuação

O mercado para a profissão é tão bom que é tido como um dos mais promissores. Nesse sentido, há mais de 420 mil pessoas formadas aptas a trabalhar nesse campo. Então, algumas das áreas que elas podem optar são:

  • Psicologia Esportiva;
  • Avaliação Psicológica;
  • Psicologia Organizacional;
  • Docência em Psicologia;
  • Recursos Humanos;
  • Psicologia Escolar.

De fato, ainda há várias outras opções viáveis para quem atua nesse ramo. Além disso, vale lembrar que o cenário atual requer mais profissionais formados para trabalhar. Afinal, o Brasil teve um aumento de 25% em casos de ansiedade e depressão na pandemia.

Psicologia Esportiva

A primeira da lista trata de algo que influencia muito em como um atleta rende. Portanto, o psicólogo deve analisar tanto as emoções quanto a mente de cada um. Dessa maneira, dá para saber como se pode melhorar a performance em treinos e competições.

Essa é uma das áreas que ganha mais valor com o passar do tempo. No entanto, não é todo mundo que acredita nos benefícios que o profissional pode gerar. Por exemplo, com esse profissional, a performance individual e coletiva tende a ser melhor.

O que é preciso ter para atuar nessa área?

Uma qualidade que pode fazer a diferença é conhecer bem a modalidade. Acima de tudo, porque isso faz com que o profissional saiba sobre a parte técnica. Assim, vai saber em quais pontos cada atleta tem potencial de evolução.

Avaliação Psicológica

Essa área da Psicologia se baseia no ato de avaliar a saúde mental de alguém. Dessa forma, dá para fazer isso por meio de testes, entrevistas e observações. Em geral, esse tipo de situação ocorre em alguma atividade que requer a análise.

Um bom exemplo disso é a carteira de motorista, que possui um teste para avaliar a condição do motorista. A princípio, isso ocorre devido a ser uma atividade que pode colocar a vida das pessoas em risco.

Até mesmo quando se recruta alguém para uma vaga de emprego é normal esse teste. Afinal, é preciso saber se o candidato está apto a fazer as funções do cargo. Por último, essa avaliação pode ocorrer por sessões ou por uma prova.

Psicologia Organizacional

Esse é outro campo de estudo que se relaciona com a questão do trabalho. Antes de mais nada, esse tipo de psicólogo atua na análise dos funcionários da empresa. No entanto, isso não quer dizer que ele não pode trabalhar no recrutamento.

O seu foco maior, ainda assim, é no dia a dia interno da companhia. Nesse sentido, é desse tipo de pessoa que podem surgir ideias para reestruturar o local. Além disso, pode fazer a equipe operar melhor e orientar na parte da carreira. Outros benefícios são:

  • Produtividade maior;
  • Funcionários mais motivados.

Ainda há outro que vale a pena citar, que é o turnover menos frequente. Ou seja, cada trabalhador tende a se sentir mais confortável e isso reduz as chances de ele deixar a empresa.

Docência em Psicologia

Com a formação voltada para esse fim, a opção de ensinar é muito viável na área. Acima de tudo, o professor atua com o objetivo de gerar futuros psicólogos. Assim, vai usar a sua experiência para falar sobre as ideias dos teóricos desse campo.

Na prática, ele pode ter o auxílio de muito material de apoio, como livros. Por fim, dá para usar itens de multimídia para uma maior imersão da turma. Então, formar novos profissionais é uma ideia que também tende a crescer muito.

Recursos Humanos

Essa é uma área que tem vários pontos em comum com a Psicologia Organizacional. No entanto, não se engane, porque são ramos diferentes e que geram caminhos distintos. Dessa forma, em RH a psicóloga atua em todas as etapas do recrutamento.

Na prática, ele pode analisar o perfil de cada um dos candidatos. Além disso, pode fazer a entrevista para entender todos eles com mais precisão. Por último, tem a função de criar certas dinâmicas no processo de seleção.

O psicólogo pode atuar na avaliação do desempenho

Caso não saiba, essa é outra das tarefas que se encaixa entre a sua forma de atuar. A princípio, há como avaliar tanto a performance individual quanto a de equipes no trabalho.

Isso é feito por meio de processos mais longos ou de uma forma mais direta. No entanto, ter cuidado é crucial para não causar impacto no ambiente da empresa que atua. Enfim, entre as atividades, há como analisar a produtividade e a motivação de cada funcionário.

Psicologia Escolar

A última área da lista trata do modo de atuar do psicólogo em escolas. Dessa maneira, ele tem como função dar conselhos e orientar os alunos e seus pais. Acima de tudo, é essa pessoa que pode tomar ações de prevenção para evitar problemas.

Essa questão se relaciona de forma direta com o crescimento dos estudantes. No entanto, este profissional também pode ajudar muito em situações de bullying. Mas, não para por aí, visto que pode contribuir para combater o uso de drogas, por exemplo.

O profissional se faz necessário também na parte de desenvolvimento do aluno na escola. Isso porque, ele fica a cargo de contribuir para que cada um saiba como lidar com suas emoções.

Dicas para ter uma boa carreira na área

Como deu para notar, a Psicologia é uma área com muitos caminhos a tomar. Mas, sem uma boa base, vai ser muito difícil crescer na carreira. Portanto, a dica aqui é cursar uma faculdade que tenha ensino de alta qualidade.

Outro toque que vale a pena citar é o de estimular suas próprias habilidades. Nesse sentido, o melhor jeito de fazer isso é se atualizar sempre e nunca deixar de estudar. Afinal, esse ramo está o tempo todo com novidades para atuar dentro da profissão.

Com a Unic, cursar Psicologia é muito mais fácil

Na Unic (Universidade de Cuiabá) você conta com o que há de melhor no ensino de Psicologia. Afinal, são 32 anos de experiência na formação de excelentes profissionais em várias áreas. 

O foco é o aprendizado prático, com casos reais da profissão. O curso prepara o estudante de Psicologia para atuar em diversas áreas do mercado. Entre elas, hospitais e serviços de saúde, instituições públicas, empresas de pequeno e grande porte, área educacional e esportiva.  

Ao longo do curso você terá acesso a uma excelente estrutura didática, professores altamente preparados, recursos interativos e biblioteca completa.

E por último, mas não menos importante: as mensalidades têm valor acessível! Além disso, no “Programa Amigo Vale Prêmio”, você ganha descontos na mensalidade ao indicar amigos interessados nos cursos da Unic.

Não perca mais tempo. Faça ainda hoje sua inscrição clicando aqui! Garanta com a Unic um futuro profissional brilhante e com remuneração competitiva!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.