trabalhar e estudar

6 estratégias para trabalhar e estudar com mais tranquilidade

Desconto nota do Enem

Muitas pessoas precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Com isso, é necessário criar uma rotina para não deixar a desejar em nenhuma das duas atividades. Para organizar o dia a dia e garantir uma performance positiva nesses compromissos, além de planejamento, também é importante criar estratégias considerando a sua realidade.

Sabemos que este é um momento desafiador, mas vale a pena enfrentá-lo. Isso porque, apesar de ser um pouco puxado, você já estar inserido no mercado de trabalho possibilita utilizar esse fato a seu favor. A busca por novos conhecimentos é bem-vista pelas empresas, muitas das vezes, reduzindo o caminho para a ascensão profissional.

Pensando nos benefícios e desafios de trabalhar e estudar, separamos algumas estratégias para você fazer isso com mais tranquilidade. Confira!

Mantenha a motivação

Entre as principais dicas para trabalhar e estudar, a primeira delas é a motivação. Antes de qualquer outra coisa, você precisa estar disposto a enfrentar os desafios que esse tipo de rotina gera. É relevante destacar que esse é o momento de investir no autoconhecimento para entender a sua capacidade. Assim, evita superestimar suas habilidades e, consequentemente, se organiza dentro da sua realidade.

Manter-se motivado é uma ação que acaba interferindo nas próximas estratégias –– principalmente para quem quer saber como voltar a estudar depois de anos parado. Isso costuma acontecer com pessoas já inseridas no mercado.

Para quem já fez uma faculdade e quer continuar os estudos, investindo em uma pós-graduação Stricto Sensu ou Lato Sensu, é importante ter em mente que todo conhecimento adquirido será útil para sua vida pessoal e profissional –– além dos incentivos com melhores cargos e aumento salarial, claro.

Estabeleça prioridades

Para aprimorar ainda mais os conhecimentos teóricos e práticos, investindo nos estudos, analise a sua lista de atividades e veja quais são suas prioridades. Desse jeito, as obrigações não ficam para a última hora.

Agora, quando você tem um perfil profissional mais técnico, até mesmo ao escolher uma faculdade, é essencial pensar nas suas necessidades e priorizar métodos que se encaixam na sua realidade. Um curso técnico em Cuiabá, por exemplo, é ideal para quem quer uma formação com curta duração e boas oportunidades no mercado.

Se você ainda tem dúvidas quanto às modalidades de ensino ideais para estudar e trabalhar, a EAD pode ser uma boa pedida. Com isso, você vai gastar menos tempo com deslocamento e estudar boa parte do tempo em casa. Inclusive, existe o semipresencial, que une o ensino a distância com atividades presenciais.

Conte com técnicas de produtividade

Uma maneira bem simples de manter a produtividade é ter horários fixos para realizar as atividades diárias. Porém, a flexibilidade também precisa caminhar com essa estratégia. Uma dica é fazer uma agenda semanal com revisão todos os dias, alterando-a, se necessário, de acordo com suas prioridades.

Existem outras técnicas mais aprimoradas, que podem garantir que as tarefas sejam realizadas no tempo planejado, ajudando na organização. A Pomodoro, por exemplo, é uma ajuda para quem tem dificuldade de fazer as atividades no horário, já que ela orienta a ser produtivo por um certo momento, com descansos de breves intervalos.

Use ferramentas de organização

Não podemos negar que trabalhar e estudar com mais tranquilidade envolve muita organização. Para isso, além da tradicional agenda, existem ferramentas que colaboram com essa rotina. Veja algumas delas e suas principais funções:

  • Trello: eficaz no gerenciamento de tarefas e projetos pessoais e de times da empresa;
  • Evernote: muito utilizado para fazer anotações e armazenar arquivos importantes;
  • OneNote: ótimo para organizar tarefas diárias, como reuniões e outros compromissos;
  • Asana: ideal no gerenciamento de tarefas para grupos maiores.

Como vimos, todas essas ferramentas são úteis para melhorar a organização em relação aos trabalhos acadêmicos e as atividades individuais ou em equipe na empresa.

Não se esqueça de descansar

Não se pode negar que estamos falando de uma rotina corrida e bem atarefada. Também não existem fórmulas para saber como trabalhar e estudar. Contudo, mesmo que motivados e organizados, é preciso ter um tempo para você. Descanse e deixe esse período bem claro no seu planejamento.

Cuidado para não misturar trabalho, estudos e lazer! Parece uma dica óbvia, não é mesmo? Não se engane, pois a linha é tênue entre um momento sem tarefas e a vontade de adiantar uma atividade. Isso também acontece muito quando o dia na empresa está mais tranquilo. Evite usar esse horário para estudar e aproveite para adiantar coisas relacionadas ao profissional.

Enfim, ter uma rotina bem organizada inclui não misturar as horas de trabalho com aquelas destinadas para os estudos, muito menos com o seu tempo de descanso ou lazer.

Evite distrações

Para quem precisa trabalhar e estudar em casa, um dos problemas mais comuns são as distrações, como televisão, conversas entre familiares e, até mesmo, a música alta na casa do vizinho. Para fugir desses contratempos, procure um cômodo tranquilo e converse com as pessoas da casa, mostrando para eles a importância de ajudarem na sua rotina.

Nos estudos, as disciplinas interativas acontecem no computador, onde você também encontra distrações, como as redes sociais. A disciplina é fundamental para não acumular tarefas, já que seu tempo é um pouco mais curto ao trabalhar e estudar.

Quando falamos de estudos e emprego, aqui na Unic, nossa principal preocupação é a inserção de nossos alunos no mercado de trabalho. Por isso, temos uma parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade com vagas exclusivas.

E para quem já tem um trabalho, incentivamos e motivamos a manter os estudos em dia sem interferir na rotina do emprego, garantindo produtividade e bons resultados em ambos.

Faça o seu melhor!

Quando o assunto é trabalhar e estudar, também destacamos a importância de contar com uma faculdade com boa estrutura para que a experiência seja positiva. Além disso, os cursos 100% online ou semipresencial são opções que facilitam bastante a vida dos estudantes com esse tipo de rotina.

Quer fazer uma escolha que garanta a tranquilidade necessária para trabalhar e estudar? Veja como identificar a melhor opção para você em faculdades em Cuiabá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.
Artigos relacionados