como voltar a estudar depois de anos parado

Como voltar a estudar depois de anos parado? Veja aqui

Ter uma rotina de aprendizado é uma das coisas que podem fazer você conquistar o diploma e melhorar de vida. Afinal de contas, a educação desenvolve competências e valoriza nosso currículo. Mas como voltar a estudar depois de anos parado?

As dúvidas são bastante naturais, pois muitos já têm de lidar com responsabilidades no trabalho e família. No entanto, algumas mudanças simples de se implementar no dia a dia podem transformar a faculdade em objetivo acessível.

Logo abaixo, listamos as melhores práticas para voltar a estudar. Continue a leitura para usar a educação como destaque no mercado e conquistar melhores oportunidades de emprego!

Esqueça as crenças limitantes

Quando pensamos em como voltar a estudar depois de anos parado, normalmente uma série de crenças limitantes surgem em nossa mente, não é mesmo?

A crença limitante consiste em transformar situações atuais e momentâneas em verdades sobre o futuro. Por exemplo, se você nunca andou de patins e afirma que não consegue, junta a situação presente e futura em uma só. Apesar de no momento não dominar o esporte, nada indica que, com treinamento e esforço, não seja possível aprender.

Nos estudos, é comum trazer frases como “não dá para fazer faculdade depois dos 30” ou “fiquei muito tempo parado” como crenças limitantes. Porém, entendendo o funcionamento delas, percebemos que o futuro não está preso a essa afirmação.

Você pode criar uma rotina, inscrever-se na graduação, receber apoio, encontrar colegas com os mesmos desafios etc. Além disso, depois de conquistar o diploma, tem oportunidades para continuar a crescer, como pós-graduações stricto sensu e lato sensu. Tudo depende de usar a educação como ferramenta.

Identifique os seus desafios

Outro ponto revelante é avaliar os seus desafios e buscar adaptações nos estudos que façam sentido para com a sua realidade. As perguntas abaixo vão ajudar você a refletir sobre as mudanças necessárias.

  • Como é o seu dia?
  • Quantas horas você teria para estudar?
  • Como é a sua condição financeira?
  • Quais disciplinas você tem dificuldades?

Em relação aos desafios ligados ao tempo, você pode avaliar a modalidade de ensino ideal para o seu perfil. Aqui na Unic, oferecemos flexibilidade de horários para diferentes níveis de disponibilidade para estudar:

  • no ensino presencial, você comparece durante toda a semana;
  • no semipresencial, você vai de 1 a 3 dias e faz o restante online;
  • no 100% online, as aulas acontecem apenas a distância.

Para condição financeira, conheça a mensalidade, pois os cursos da Unic trazem um excelente custo-benefício. Além disso, o EAD é uma modalidade ainda mais acessível e disponibilizamos diferentes formas de ingresso para ajudar na sua jornada.

Por fim, as dificuldades de aprendizado podem ser superadas escolhendo cursos que valorizem o seu perfil profissional:

Você também pode se basear na sua área de trabalho atual. Por exemplo, quem trabalha em um escritório pode pensar no curso de Administração ou Gestão de RH.

Além disso, algumas pessoas usam a faculdade para recomeçar e mudar de profissão. É o caso de quem, por exemplo, descobre que, após atuar nas empresas, se identifica mais com uma carreira acadêmica.

Estabeleça metas pessoais

Após avaliar o seu curso ideal, podemos criar metas para transformar o objetivo em pequenos passos. Normalmente, o ponto de partida será o vestibular, que varia de uma instituição de ensino para outra.

Aqui na Unic, além do vestibular tradicional e agendado, você pode fazer a prova online — que é uma redação. Logo, é possível se preparar, até mesmo, com materiais gratuitos, como vídeos e artigos sobre o tema.

Também é importante ter metas sobre as horas de estudo que você consegue cumprir durante a semana. Para quem vai voltar a estudar e já tem outras responsabilidades, o ponto-chave é dividir as matérias para ver um pouco todos os dias.

Dessa maneira, além de não deixar o conteúdo acumular, você explora bem a duração do curso superior e consegue encontrar espaços na rotina para estudar. Afinal, quaisquer 15 ou 20 minutos livres serão oportunidades de avançar em direção ao seu objetivo.

Teste Vocacional Rápido

Trace uma rotina de estudos

A rotina de estudos pode ser dividida em dois grupos de atividades. Algumas visam à compreensão e ao entendimento dos conteúdos, como aulas e leituras. Outras tantas a prática e memorização, como revisões e exercícios.

Normalmente, você terá um conteúdo voltado para o entendimento e precisa agir para torná-lo uma memória de longo prazo com técnicas de memorização.

Imagine que teve uma aula de 2 horas. Você pode gastar 5 minutos para revisar o conteúdo ou deixar que a aula seja esquecida. No segundo caso, é preciso reestudar as 2 horas na véspera da prova, por exemplo.

Os momentos de revisão são baseados na teoria da curva do esquecimento. Você precisa rever o conteúdo nos seguintes momentos-chave:

  • nas primeiras 24 horas antes de dormir;
  • no segundo dia;
  • na semana posterior a aula;
  • trinta dias depois.

Organize sua rotina de estudos, pensando em explorar os intervalos do dia para fazer essas revisões e exercícios, como transporte público, horários de almoço e períodos livres.

Procure o seu grupo

Outra dica interessante é contar com os colegas para que trocar informações e experiências durante a faculdade. Muitas pessoas partilham o desafio de como voltar a estudar depois de anos parado, e vocês podem montar uma rede de colaboração –– especialmente com o auxílio das redes sociais, grupos em aplicativos de mensagens e outros recursos tecnológicos.

Respeite os seus limites

O planejamento precisa ser sustentável, pois a faculdade não é uma corrida 100 metros. Dividir a matéria é um cuidado importante para não ficar sobrecarregado. Você pode começar com poucos minutos por dia, uma vez que o segredo é a constância.

Lembre-se também de alinhar as expectativas. É natural que, em alguns dias, você acabe não cumprindo a sua meta de estudos, especialmente diante de imprevistos. Nesses dias, valorize o que já alcançou e retome as atividades quanto antes.

Outro ponto importante é entender que as distrações nunca foram tão poderosas, com celulares, redes sociais, jogos eletrônicos, streaming etc. Por isso, adote medidas de produtividade:

  • não usar o celular logo após acordar;
  • bloquear notificações ou desligar aparelhos;
  • fazer intervalos durante as sessões de estudo.

Você também pode usar a técnica de lançamento. Nela, quando estamos com dificuldades para dar atenção a uma tarefa, iniciamos uma contagem regressiva, partindo para atividade assim que chegarmos a zero.

Encontre formas de recompensa

A fórmula de como voltar a estudar depois de anos parado está bastante ligada ao equilíbrio e organização, dividindo o esforço em pequenas tarefas diárias. No entanto, parte disso está ligada a ter atividades de lazer e descanso, mantendo-se saudável durante a graduação.

As atividades físicas e os cuidados com a alimentação também ajudam a ter mais energia e foco. Logo, planeje a rotina de estudos em conjunto ao bem-estar.

Escolha uma graduação de qualidade

O ponto de partida para colocar as dicas em prática é escolher uma graduação de qualidade, principalmente que entenda o mercado de trabalho. Aqui na Unic, temos diversos cursos e mais de 23 anos de realizações e resultados em Mato Grosso. Portanto, podemos ajudá-lo a conquistar o seu crescimento profissional.

Um diferencial para quem vai voltar a estudar é a avaliação continuada. Nela, você recebe pontos durante todo o semestre, tendo o feedback sobre as tarefas realizadas. Assim, nas provas, estará muito mais preparado para tirar boas notas, pois já revisou os pontos fracos.

Nossos alunos também podem acessar ao Canal Conecta. Trata-se de um portal de empregabilidade completo e exclusivo. São vagas de estágio e emprego em empresas parceiras, ferramentas para elaborar currículos, testes comportamentais e materiais de orientação gratuitos.

Conquiste seu diploma da Unic!

Não saber como voltar a estudar depois de anos parado é bastante natural, mas existem boas práticas para superar esse desafio. Além disso, a escolha da graduação fará toda a diferença, e você pode contar conosco na sua jornada.

Para conhecer os cursos da Unic e retomar os estudos, inscreva-se agora mesmo no vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.