medicina veterinária ou agronomia

Medicina Veterinária ou Agronomia? Nós ajudamos na escolha!

Construir uma carreira de sucesso se inicia com a escolha certa de uma faculdade. Ficar indeciso entre duas graduações que são aparentemente semelhantes é mais comum do que se imagina. Se você gosta de lidar com animais e quer trabalhar na produção pecuária e agrícola, já deve ter ficado em dúvida a respeito dos cursos de Medicina Veterinária ou Agronomia, certo?

Os dois campos de atuação apresentam um mercado de trabalho muito promissor, em decorrência de o Brasil ser uma das potências mundiais na área do agronegócio. Por isso, independentemente da escolha, saiba que está na direção certa do sucesso!

Se ainda está analisando qual profissão seguir e quer conhecer as diferenças entre Veterinária e Agronomia, continue a leitura!

Descubra como é a faculdade de Agronomia

A faculdade de Agronomia é do tipo Bacharelado e tem duração média de 5 anos. Na Unic, você pode fazer a graduação nas modalidades de ensino presencial e semipresencial (curso do EAD com atividades no campus). Unindo conteúdos de Biológicas e Exatas, forma pessoas aptas a atuar em diferentes especialidades referentes a melhorias nas produtividades de criações, plantas e alimentos.

Além disso, o aluno aprende como deve ser o manejo dos recursos naturais, como em áreas de preservação ambiental, e conceitos sobre os produtos agroindustriais.

Em relação à grade curricular, é importante destacar que a faculdade é interdisciplinar. Isso significa que você estudará várias matérias que envolvem até mesmo conhecimentos de informática e desenho técnico.

Nos primeiros semestres, o foco se dá em disciplinas gerais e básicas, e a partir do segundo ano, se iniciam as atividades práticas. As principais matérias do curso são:

  • Ciência do Solo – Gênese, Morfologia e Classificação;
  • Agrometeorologia;
  • Zoologia Geral;
  • Fitopatologia;
  • Entomologia Aplicada à Agronomia;
  • Controle de Plantas e Daninhas;
  • Fitotecnia – Algodão e Café;
  • Fruticultura.

Entenda como é o curso de Medicina Veterinária

Enquanto o curso de Agronomia tem como foco as plantas e a terra, a faculdade de Medicina Veterinária atua nas questões animais. Seja para o cuidado das várias espécies, seja para o aumento da produtividade, os veterinários são uma espécie de médicos dos bichos.

Desse modo, a graduação é muito abrangente, indo desde o equilíbrio emocional dos pets até os conceitos biológicos, passando pelas formas de criação e manejo. O curso é do tipo Bacharelado, oferecido na modalidade presencial aqui na Unic. Se tem dúvidas sobre o que é período integral na faculdade, saiba que você terá aulas em mais de um turno, podendo ocorrer pela manhã e tarde.

Por isso, durante a graduação, o aluno fica na instituição de ensino o dia inteiro, aprofundando os conteúdos e desenvolvendo projetos mais amplos. Com duração de 5 anos, a faculdade prepara você para atuar na indústria agropecuária.

Alguns exemplos incluem o melhoramento genético, o apoio à reprodução e o manejo de criações. Para isso, você cursará matérias como:

  • Embriologia Veterinária;
  • Enfermidades Parasitárias Aplicadas à Medicina Veterinária;
  • Nutrição Animal;
  • Bovinocultura de Corte e Leite;
  • Caprinocultura e Ovinocultura.

Confira o que faz um Médico Veterinário

A função principal de um veterinário é cuidar da saúde dos animais. Algumas das responsabilidades do dia a dia de trabalho estão a indicação de tratamentos, realização de exames e cirurgias.

Teste Vocacional Rápido

Além disso, é possível atuar em áreas destinadas à produção animal. É importante que o profissional realize a reprodução de porcos ou vacine o gado de fazendas, por exemplo. O principal objetivo é manter o bem-estar e, ao mesmo tempo, proporcionar uma produção de qualidade e segura.

Veja o que faz um agrônomo

O agrônomo é um dos principais responsáveis por atuar na produção pecuária e agrícola, ou seja, nos mais variados tipos de criações animais e plantações. A intenção é a melhoria da produtividade e qualidade dos rebanhos, assim como dos produtos agroindustriais e das plantações.

Quem pensa em seguir carreira nessa área deve gostar de trabalhar com produtos agrícolas e rebanho, nos campos e nas lavouras. Contudo, também existe emprego para quem deseja se dedicar a escritórios. Com os avanços tecnológicos, o agrônomo atua assessorando ou realizando a gestão de agronegócios, indústrias de alimentos, empresas e órgãos do governo.

Dê uma olhada em como é o mercado de trabalho para os setores

Tanto o médico veterinário quanto o engenheiro agrônomo contam com um mercado de trabalho vasto. Amas as profissões estão muito em alta no país, principalmente em decorrência do aumento da população. Sendo uma das potências na produção alimentícia e com grande participação nas exportações, o Brasil se beneficia nos dois setores.

Quem quer ser um destaque na área de Agronomia deve saber que existem várias vagas para agrônomos em MT. A agropecuária gera recursos para o consumo direto e diversos tipos de indústria no estado, como têxtil, farmacêutica, alimentícia etc. Por isso, os estudantes que se formam na Unic saem preparados para atuar no mercado de trabalho dessa região, encontrando ótimas oportunidades.

Já o médico veterinário pode atuar no ramo do agronegócio, inspecionando o gado de leite, de corte, suínos, cavalos, aves, entre outros. A economia de Mato Grosso, por exemplo, está muito aquecida, e os profissionais encontram excelentes vagas no estado, trabalhando em fazendas para melhorar a reprodução, controlar o rebanho e aplicar vacinas.

A média salarial de um agrônomo é de R$ 6.341,43*, já o médico veterinário recebe cerca de R$ 3.942,52*.

Viu só como as duas graduações proporcionam um excelente mercado de trabalho? Por isso, o primeiro passo para conquistar as melhores vagas é ter uma formação completa. Se você tem dúvidas de como escolher uma ótima graduação em Mato Grosso, saiba que é possível encontrar uma faculdade em Sinop para realizar o sonho de ter um curso superior no currículo.

As principais vantagens e diferenciais da Unic são:

  • formas de ingresso facilitadas;
  • corpo docente preparado e dedicado à metodologia adotada;
  • infraestrutura completa, com salas multimídias e laboratórios modernos para a realização das aulas práticas;
  • avaliação continuada e apoio personalizado;
  • acesso ao Canal Conecta para a procura de vagas exclusivas;
  • disciplinas interativas.

Faça a sua escolha!

Agora que você já conhece as principais informações sobre Medicina Veterinária e Agronomia, opte pela graduação que mais tenha a ver com os seus desejos. Para isso, analise o seu perfil e entenda quais são as habilidades e competências necessárias para cada curso!

Gostou de saber mais sobre os cursos e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se no vestibular Unic!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.