faculdade de medicina veterinária mt

Faculdade de Medicina Veterinária em MT: como encontrar a ideal?

Você é uma pessoa fascinada pelos animais, a ponto de querer construir sua carreira trabalhando com eles? Então, provavelmente o curso de Medicina Veterinária seja a opção de graduação ideal para você!

Ao longo de 5 anos, o curso de Veterinária vai proporcionar uma formação profissional sólida para que você possa atuar nas mais diversas áreas. São exemplos as clínicas e hospitais até tratamento de animais, manejo de criações, reprodução animal, entre outras áreas.

Mas aí vem uma pergunta: como encontrar a melhor faculdade de Medicina Veterinária em MT? Sabemos que essa escolha exige uma pesquisa consistente, considerando vários detalhes importantes.

Para ajudar você nessa jornada, elencamos alguns itens que não podem passar despercebidos no seu radar. Utilizando-os para comparar as instituições, ficará muito mais fácil decidir pelo melhor curso de Veterinária em Mato Grosso. Vamos lá?

Considere o reconhecimento no mercado

O primeiro ponto que você deve avaliar na escolha de uma faculdade de Medicina Veterinária em MT é como ela é vista pelo mercado. Para isso, faça uma lista com informações que respondam às seguintes perguntas.

  • Como é a atuação da faculdade na região (ações comunitárias, programas de pesquisa, parcerias com empresas etc.)?
  • Qual é a situação profissional de quem já se formou (onde está trabalhando, qual sua posição na carreira, recomenda a instituição etc.)?
  • Qual é seu conceito na avaliação do ensino superior do Ministério da Educação (MEC)?

Para isso, você pode fazer pesquisas de dados na internet, acessar redes sociais e se conectar com veterinários que possam contar sua experiência acadêmica quando foram alunos das instituições de seu interesse.

Conheça a metodologia de ensino da instituição

As melhores faculdades de Veterinária no Mato Grosso procuram se manter à frente do seu tempo. Isso significa que seu projeto pedagógico e metodologia de ensino se revoam constantemente, a fim de atender às demandas de mercado e necessidades de estudos dos seus alunos.

Um exemplo disso é o uso das metodologias ativas de aprendizagem, que têm tudo a ver com Veterinária. Nesse processo de ensino, a ideia é que você tenha um papel importante na construção do próprio conhecimento, principalmente por meio de atividades práticas. A ideia é que os alunos saiam daquele tipo de aula explanativa tradicional e coloquem a mão na massa.

Para isso, a faculdade deve contar com muitas atividades práticas e recursos para aulas presenciais e a distância. Você aprende a construir argumentos, resolver problemas e pensar criticamente sua profissão.

Além disso, o projeto pedagógico deve valorizar a atuação dos alunos, por meio de parcerias de empregabilidade com organizações e entidades para estágios e oportunidades de emprego. Formação completa é isso: teoria, prática e atitude. Na UNIC, você tem o Canal Conecta para essa finalidade.

Recolha informações sobre o corpo docente

A formação profissional e pedagógica do corpo docente faz total diferença para o alto de desempenho dos alunos no curso. Para isso, verifique o currículo dos professores a fim de conhecer:

Teste Vocacional Rápido
  • os títulos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado);
  • se atuam no mercado e em que especialidade;
  • se realizam trabalho acadêmico consistente, por exemplo, com publicação de artigos em revistas científicas, jornais de Veterinária ou conduzindo projetos de pesquisa;
  • tempo de experiência na área Veterinária.

Agora, volte às redes sociais e busque os perfis dos professores, especialmente no LinkedIn, que é a maior rede profissional do mundo. É provável que boa parte do corpo docente tenha um perfil ali.

Observe a estrutura física do campus

Pelo fato de o curso de Veterinária ser oferecido nas modalidades de ensino presencial ou semipresencial, a estrutura física do campus importa muito. O motivo é que as atividades práticas exigem laboratórios e salas específicas bem-construídas.

Além disso, o campus precisa oferecer bem-estar aos seus alunos, com salas organizadas e climatizadas, mobiliário bem cuidado e equipamentos que funcionam bem. Afinal, nada disso pode atrapalhar seu desempenho no curso.

Também ressaltamos aqui uma atenção especial com a infraestrutura tecnológica. Quais são os recursos que a faculdade oferece para o aprendizado dos estudantes dentro do campus? Por fim, veja se a instituição tem uma plataforma de estudos online, na qual o aluno possa fazer matérias complementares, acompanhar seu desempenho e, ainda, ter acesso a serviços de secretaria.

Confira a localização

Embora não seja o motivo número 1 para alguém escolher uma instituição de ensino superior, é importante considerar a distância entre sua casa e o campus. Se você está na capital mato-grossense, saiba que há várias opções de Veterinária em Cuiabá.

Considerar quão longe a faculdade está de sua residência é importante, não apenas por conta do tempo de deslocamento, como também para considerar os gastos adicionais. Eles vão envolver desde transporte até despesas moradia, caso você precise se mudar. Então, tudo isso precisa ser colocado na ponta do lápis para não prejudicar seu planejamento financeiro.

Veja quais são os benefícios oferecidos pela faculdade

Um dos momentos que mais pesam na decisão por uma faculdade de Veterinária em Mato Grosso é o custo-benefício. Para isso, você não deve considerar o valor da mensalidade isoladamente. Veja o pacote de serviços completo e, claro, o peso do diploma com a chancela de determinada instituição em seu currículo.

Mais ainda, verifique quais são as opções de bolsas de estudo nas instituições pretendidas. Para dar a oportunidade de mais alunos cursarem a graduação, as melhores faculdades de Medicina Veterinária contam com diferentes programas de concessão de descontos, por exemplo:

  • Bolsa Incentivo para alunos com dificuldades financeiras;
  • Bolsa para o primeiro semestre;
  • Bolsas para servidores públicos e militares;
  • Bolsa de transferência externa;
  • Parceria com os programas federais de bolsas e financiamentos para o ensino superior (Prouni e FIES);
  • Opções crédito universitário.

Agora é com você!

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a ter uma ideia de como buscar a melhor faculdade de Medicina Veterinária em MT. O mais importante é que você faça suas pesquisas considerando que a instituição escolhida precisa oferecer um ensino de ponta, capaz de garantir respeito e competitividade desde a fase de estágios.

A UNIC vem fazendo isso ao longo de mais de 20 anos de fundação. O caminho que você vai trilhar na faculdade é essencial para sua carreira começar de maneira positiva e permitir conquistar as melhores oportunidades no mercado!

Se você gostou deste conteúdo, então, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar seus colegas em seu processo de escolha da faculdade de Veterinária!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.