faculdades em cuiabá

Faculdades em Cuiabá: como identificar a ideal?

A capital do Mato Grosso tem crescido muito desde a década de 50 do século passado. Mas seu desenvolvimento veio mesmo após 1980, quando o agronegócio ganhou força e o potencial turístico passou a ser explorado na região.

Esse avanço trouxe melhorias para a qualidade de vida da população (hoje estimada em 618 mil habitantes e mais de 1 milhão na região metropolitana1), com desenvolvimento de diversos setores, como o transporte, o comércio e, é claro, a educação.

As melhores faculdades em Cuiabá oferecem cursos Tecnólogos, Licenciaturas e Bacharelados em várias áreas do conhecimento.

Para acompanhar o crescimento da “Cidade Verde”, você precisa escolher seu curso em uma instituição relação que ofereça qualidade de ensino e prepare o profissional para ingressar no aquecido mercado cuiabano. A partir de agora, veja como identificar a faculdade ideal para você!

Pesquise sobre a imagem da faculdade no mercado

Cuiabá ganhou um Distrito Industrial em 1978. Hoje, conta com mais de 260 empresas e 4.800 empregos diretos. E de onde vêm esses profissionais? A maioria vem das faculdades de Cuiabá mesmo, que formam estudantes para atuar em Agronegócios, Agronomia, Administração, Gestão, Engenharia e Logística, entre outras.

Fazer graduação em Cuiabá pode ser uma excelente escolha, morando na cidade ou não. Como em todo lugar que está em expansão, a cidade atrai cada vez mais empresas e instituições de ensino que forneçam mão de obra para elas.

No entanto, é preciso pesquisar sobre a origem da faculdade: se ela é nova, se já existe em outros locais — e aportou agora em Cuiabá — ou se tem história no estado. Veja o exemplo da Unic, com mais de 20 anos e quase 23 mil alunos formados na instituição.

Converse com ex-alunos da instituição

Para comprovar o que os anúncios falam sobre as instituições, procure ex-alunos e pergunte a eles como foi a experiência de graduação naquela faculdade. Isso pode ser feito pelas redes sociais, como o LinkedIn, ou no boca a boca, com colegas e conhecidos que já se formaram ou estão em períodos mais avançados do curso.

Nessa conversa informal, pergunte sobre a empregabilidade. Será que foi fácil entrar no mercado após terminar o curso? O que os entrevistadores falavam quando viam a instituição em que ele obteve o diploma?

E o mais importante: pesquise sobre o aprendizado desse profissional, se ele realmente saiu da faculdade preparado para encarar o mercado. Com base nessas informações, já dá para ter uma ideia sobre a instituição, concorda?

Pesquise sobre os professores

Outra dica importante é buscar informações sobre os professores da instituição. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a faculdade precisa ter mestres e doutores lecionando nela, entre outras exigências para manter o curso funcionando.

Pense que, quanto mais capacitado for um professor, mais conhecimento ele terá para auxiliar na formação dos seus alunos, mais preparado vai estar para lidar com dúvidas e dificuldades de aprendizado.

Portanto, verifique essa informação na Plataforma Lattes e na própria página da instituição de ensino, que costuma listar o nome dos docentes.

Visite o campus

Não é só de pesquisa na internet ou conversa com os amigos que se escolhe uma boa faculdade em Cuiabá, viu? É preciso visitar as dependências da instituição — ou o campus, como é chamado o espaço em que ela funciona.

Confira os endereços e veja a distância, o tempo gasto para o percurso e o valor do transporte (van, ônibus, carro, a pé ou outro meio). É bom já ter em mente se seu curso será a distância ou presencial.

Teste Vocacional Rápido

No primeiro caso, a ida à faculdade pode ser semanal (1 ou 2 vezes apenas por semana). Já no curso tradicional, é preciso se deslocar diariamente para lá. Isso tem grande impacto no tempo e no valor gasto no trajeto. Verifique também se há estacionamento para estudantes na própria instituição.

Chegando à instituição, você precisa reparar na infraestrutura, no conforto (sonoro, inclusive) e nos arredores. Afinal, no caso de fazer um curso presencial, passará muito tempo na sala de aula e nos laboratórios, dependendo da graduação. Confira ainda se há bibliotecas, auditório e outros espaços.

O melhor é que eles estejam em boas condições, com móveis e materiais bem conservados e de qualidade para propiciar um aprendizado mais tranquilo e confortável.

Conheça as ações da faculdade para apoio aos alunos

Deixamos por último esta dica por ser uma das mais importantes: o que a faculdade faz para apoiar os estudantes? Informe-se sobre ajuda financeira, programas de bolsas, destaques acadêmicos e parcerias com outras instituições.

Na hora de fechar a conta, essas vantagens podem valer bem mais que uma mensalidade barata! A ideia é pensar no custo-benefício.

Ações de cunho social desenvolvidas pela faculdade também comprovam se ela foca apenas seu crescimento ou se tem um olhar diferenciado sobre a população cuiabana.

A Unic, por exemplo, oferece:

  • clínica de Odontologia;
  • clínica de Nutrição;
  • clínica de Estética;
  • clínica de Fisioterapia;
  • clínica de Psicologia;
  • laboratório de Análises Clínicas;
  • Hospital Universitário;
  • Hospital Veterinário;
  • Academia de Educação Física;
  • Núcleo de Assistência Jurídica.

Os cursos de graduação em Cuiabá trabalham em conjunto com a população e órgãos governamentais para oferecer serviços gratuitos a quem mais precisa. Assim, os estudantes começam a conhecer a prática profissional, orientados por professores.

Além disso, a Unic oferece vagas em creche para famílias carentes e desenvolve campanhas de conscientização em várias áreas sociais.

Se você está se preparando para fazer faculdade em Cuiabá, venha conhecer a Unic, a primeira instituição de ensino superior privada de Mato Grosso. Veja onde estão nossas unidades:

  • Barão, Beira Rio I e Beira Rio II: bairro Jardim Europa;
  • Pantanal: bairro Bosque da Saúde.

Também temos unidades localizadas em outras cidades:

  • Primavera do Leste;
  • Rondonópolis;
  • Sinop;
  • Sorriso;
  • Tangará da Serra.

Venha estudar em Cuiabá!

Cuiabá se destaca no cenário nacional não só pela sua localização estratégica, próxima à Chapada dos Guimarães, mas também por ser o polo de desenvolvimento na pecuária2, o que abre muitas oportunidades de emprego.

Uma delas pode ser sua! Comece a se preparar agora mesmo, buscando conhecer as faculdades em Cuiabá. Depois, comprove nossa qualidade e venha fazer sua inscrição na Unic!

1 IBGE

2 Secretaria do Estado de Fazenda (SEFAZ)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.