o que é periodo integral na faculdade

O que é o período integral na faculdade? Como funciona?

Antes de começar a graduação sempre aparecem dúvidas: pelas variadas possibilidades de carreiras para escolher, qual instituição é a melhor e até mesmo em qual turno seria melhor estudar. Nesse sentido, também é necessário saber o que é período integral na faculdade e de que maneira esse modelo funciona.

A princípio, é importante ressaltar que alguns cursos têm uma carga horária maior, o que pode deixar a rotina mais puxada. Dessa forma, às vezes o estudante estuda em mais de um período, o que demanda mais tempo durante o dia para se dedicar aos estudos. Portanto, é nesse momento que o período integral surge.

Os questionamentos são comuns na hora de escolher o curso, mas venha entender o que é o período integral e como é possível aproveitar esse formato de graduação.

O que é período integral na faculdade?

Os cursos de modalidade integral são aqueles em que o aluno tem aulas em mais de um turno. Devido à carga horária maior, esses encontros podem ocorrer pela manhã e tarde, e algumas vezes também à noite. Portanto, esse é o formato de ensino que os estudantes estão na faculdade o dia inteiro.

O ensino integral é mais comum em alguns cursos, tais como Medicina, Medicina Veterinária e Engenharia. No entanto, o aluno também pode tentar acelerar os estudos para que a graduação seja mais compacta. Desse modo, é possível fazer a carga horária em menos tempo.

De modo geral, é importante conferir se a instituição que você estuda oferece a oportunidade de escolher os horários das suas disciplinas. Porém, é essencial observar a sua rotina para analisar se estudar em tempo integral é viável, sobretudo se há outros afazeres importantes, como trabalho, estágio e outras atividades.

Muitas vantagens estão envolvidas na escolha de uma faculdade em período integral. Entre alguns dos benefícios estão ter um aproveitamento melhor do tempo acadêmico, rotina de estudos mais intensa e aprofundamento de conteúdos, desenvolvimento de projetos mais amplos e outros aspectos.

Como conciliar faculdade integral e trabalho?

Essa é uma pergunta que sempre surge no meio da conversa sobre estudar em período integral, certo? Afinal, nem todo mundo tem tempo para se dedicar somente aos estudos, pois o trabalho é fundamental 一 inclusive, para conseguir continuar no ensino superior, pagar a faculdade, os materiais para os estudos, transporte e outras demandas.

Como resultado, muitas pessoas desistem da graduação por medo de não dar conta ou de ter um baixo rendimento. Entretanto, saiba que há maneiras de conciliar o curso em período integral com o trabalho, sem que um prejudique o outro.

Além de ter mais dedicação, veja como conciliar a faculdade e o trabalho.

Separe as suas prioridades

Levar uma vida com jornada dupla (ou até mesmo tripla) não é fácil. Contudo, você deve lembrar que esses sacrifícios são para um bem maior, uma vez que um diploma de ensino superior pode abrir muitas portas no seu futuro. Então, conseguir separar e equilibrar as atividades do cotidiano diminuirá a ansiedade e facilitará o momento de decidir o que fazer de acordo com as prioridades.

Teste Vocacional Rápido

Dessa maneira, é preciso ter sabedoria para elencar quais são as suas prioridades. Um curso integral por si só já é mais puxado que outros tipos de graduação, por isso, será preciso tomar decisões importantes às vezes. Nesse sentido, saiba como separar as suas prioridades de acordo com o seu objetivo.

Crie um cronograma de estudos

Por ter uma quantidade maior de disciplinas, naturalmente o estudo em tempo integral também entregará mais conteúdos para serem estudados, exercícios e trabalhos. Portanto, estabelecer um cronograma para os estudos é fundamental. Saber quais tarefas são mais importantes, os prazos de entrega e outras demandas são os passos básicos para estipular as prioridades.

Com a ajuda de um cronograma, ficará mais fácil dar atenção ao que é mais importante –– e isso também aumentará a sua tranquilidade para resolver cada tarefa em seu tempo e com qualidade. Esse processo de organização de horários é determinante para que seu rendimento seja elevado, além de aproveitar ao máximo os conhecimentos aprendidos na faculdade.

Otimize o seu tempo

Por dedicar a maior parte do dia à vida acadêmica, os alunos de cursos integrais precisam encontrar meios de otimizar o tempo. Separar as tarefas da faculdade e as demandas do trabalho pode ser bastante cansativo, pois não é nada fácil manter essa jornada dupla. Além do mais, isso gera um acúmulo de atividades que deixará a rotina mais exaustiva.

Para solucionar essa questão, otimizar o seu tempo é a melhor solução. Para isso, o uso de ferramentas como aplicativos de organização são boas saídas. Por meio deles, você cria a sua rotina e consegue segui-la com mais afinco. Utilizar métodos de produtividade, como a Técnica Pomodoro de ciclo de estudos, também ajudará a melhorar seu rendimento.

Organize as tarefas pessoais, acadêmicas e do trabalho

O dia a dia cursando uma graduação de tempo integral é muito mais intenso. Apesar disso, a organização é o elemento-chave para que você consiga conciliar os estudos, trabalho e a sua vida pessoal. Faça um planejamento detalhado de todas as suas tarefas diárias, separando-as em categorias. Assim, ficará mais fácil administrar o tempo dedicado a cada atividade.

Lembre-se que com essa rotina mais puxada, até mesmo os fins de semana devem ser bem-planejados –– seja para colocar as leituras e exercícios em dia, seja para adiantar trabalhos ou outras responsabilidades. Além disso, é essencial também separar um tempo para o lazer. Veja um filme de que você gosta, faça atividades físicas ou qualquer outra coisa que melhore seu dia e não atrapalhe sua carreira acadêmica.

Quem não pode cursar uma faculdade em período integral?

O ensino em período integral é interessante para quem sabe que poderá ter esse tempo maior para estudar todos os dias. Portanto, caso você tenha outras ocupações que tomem boa parte do seu dia, talvez essa modalidade não se encaixe no seu perfil. Porém, existem soluções para isso!

Uma delas é a escolha de uma faculdade que tenha o modelo semipresencial ou 100% online, além de cursos que têm curta duração e que não são faculdade de período integral. Portanto, agora que você já sabe o que é período integral na faculdade, pode tomar as decisões conforme suas necessidades. E lembre-se: sempre há possibilidades de investir no seu futuro!

Faça a sua escolha com sabedoria!

Agora que você já está a caminho de tomar sua decisão, conheça quais são as formas de ingresso na Unic e comece a pensar na graduação dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.